Ordem de Silva Paes homenageia oito instituições e dez personalidades
13/02/2019 07:24 em Variadas

O Executivo Municipal promove no dia 19 de fevereiro, aniversário da cidade, a entrega de medalhas e diplomas da Ordem de Silva Paes. A cerimônia, que será promovida na Praça Xavier Ferreira (em frente ao Monumento Brigadeiro José da Silva Paes), é uma homenagem às pessoas, rio-grandinas ou não, que trabalharam e ajudaram a construir a história do Município. A Ordem tem como patrono o Brigadeiro José da Silva Paes, militar português que fundou a cidade.

Antes do evento será realizada a solenidade religiosa “Te Deum”, na catedral de São Pedro, a partir das 17h. O culto representa uma liturgia católica de louvor e ação de graças.

Serão um total de 18 homenageados este ano (oito instituições e dez personalidades) que, de alguma forma, contribuíram na formação da Cidade do Rio Grande. Confira a lista:

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande

Criada aos 20 dias do mês de agosto de 1969, a Universidade Federal do Rio Grande - RS iniciou suas atividades com a fusão da Escola de Engenharia Economicas e Politicas, Faculdade de Direito Clóvis Beviláquia, Faculdade de Filosofia e Faculdade de Medicina. Nesses 50 anos de existência, expandiu-se, solidificou-se, tornando-se referencial não só nesta cidade, mas também no estado e no país.

5º Distrito Naval da Marinha do Brasil

A Marinha desde sua fundação em 1822 está presente no município do Rio Grande. O 5º Distrito Naval, além de suas atividades funcionais vinculadas à segurança colabora também com atividades culturais, esportivas e educacionais, do município. Mantém projetos como Ametisa e Renascer voltados à formação de jovens de periferia.

6º Grupo de Artilharia de Campanha - 6º GAC

As forças de segurança que acompanharam o fundador da cidade Brigadeiro José da Silva foram substituídas por várias unidades militares e, a partir de 1942 foi implantada em Rio Grande, a Artilharia de longo alcance, sendo o 6º grupo de Artilharia de Campanha o sucessor. O 6º GAC, além de exercer funções de segurança presta assistência à Defesa Civil.

Colégio Bom Jesus (Joana D'Arc)

Fundado em 1918, o Colégio Bom Jesus (Joana D'arc) mantém os cursos: fundamental e de ensino médio. Destaca-se por sua atividade educacional e cultural, além da assistência religiosa e caritativa.

Corpo de Bombeiros 3º Grupamento de Incêndio

O Corpo de Bombeiros da cidade do Rio Grande/RS, fundado em 1918, além de combater e prevenir incêndios dá testemunho de coragem e compromisso com o próximo. Essa Instituição durante muitos anos foi responsável pelo serviço de salva-vidas na praia do Cassino e, atualmente também pela aprovação dos PPCT - de Prevenção do Combate ao Incêndio.

Escola Criança Feliz

Instituição Cinquentenária a Escola Criança Feliz destaca-se por trabalhar o caráter da criança de uma forma leve e comprometida. Sua fundadora a Professora Celma Bulle Nunes, juntamente com duas outras educadoras, idealizaram criar uma escola infantil onde a criança pudesse receber e desenvolver valores morais éticos, religiosos e culturais que a acompanhariam por toda a vida.

Igreja do Salvador

Fundada em 1917, é vinculada à Igreja Anglicana do Brasil. Nesta cidade desenvolveu-se para atender uma forte colônia inglesa e tripulações de navios que frequentam o Porto do Rio Grande. Suas atividades são voltadas não só para a comunidade religiosa específica mas também ao atendimento de menores carentes e famílias necessitadas.

Igreja Nossa Senhora do Carmo (Sociedade Santa Tereza de Jesus)

A devoção a Nossa Senhora do Carmo surgiu nas primeiras décadas da fundação da cidade do Rio Grande, sendo criada a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo e em 1938 foi inaugurada a imponenteIgreja Nossa Senhora do Carmo, ainda sem as agulhas das torres que existem hoje e que foram levantadas posteriormente. Sua indicação foi motivada por além da sua assistência religiosa, também por sua assistência social aos necessitados.

Personalidades

Luiz Carlos da Silva Carvalho

Riograndino de nascimento, o empresário Luiz Carlos da Silva Carvalho sempre colaborou e colabora para o desenvolvimento do Rio Grande.

Luis Fernando KraemerBulsing

Enquanto capitão dos portos do Rio Grande do Sul período de 2017 a 2019, o Capitão do Mar e Guerra, realizou seu trabalho em prol da comunidade riograndina p na área que lhe diz respeito a fiscalização e ao controle do trafego.

Marcelo Mariano Teixeira

Funcionário público do Poder Judiciário da União TRT 4º Região, é riograndino e  escoteiro do mar desde 1972, colaborou na formação de verdadeiros cidadãos, participando de inúmeras atividades cívico/comunitárias.

Adilson Scot Hood do Amaral

Natural do município de São José do Norte/RS, o senhor Adilson foi indicado a receber a medalha da Ordem de Silva Paes em virtude do trabalho desenvolvido em prol da comunidade riograndina como diretor da Faculdade de Direito da FURG e como Delegado da Receita Federal.

Alexandre Jesus da Silva Machado

Professor-diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus cidade da FURG e filiado á Loja Maçônica - Cavaleiro da Justiça e Fraternidade do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, o senhor Alexandre procura, além do conhecimento ministrado, levar os jovens a ele confiados a tornarem-se cidadãos operosos e honrados.

Cleuza Maria Sobral Dias

Reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) RS, oportuniza aos universitários, experiências nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão a fim de que se insiram na Comunidade riograndina e colaborem para o desenvolvimento da mesma.

Elaine Miranda Pinheiro

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 1991 e atualmente enfermeira da Instituição, Elaine Miranda Pinheiro destaca-se não só pela competência como também pela maneira solidária com que lida com os pacientes e seus familiares nos momentos de fragilidade humana.

Flávio Humberto Zanon Moron

Proprietário da empresa Sena Madeiras em São José do Norte/RS, fundada em 1999 e desde 2002 com filial na cidade do Rio Grande - RS, o senhor Flávio Humberto ZanonMorond destaca-se por valorizar o processo da madeira serrada. É um empreendedor comprometido com seu tempo e com a comunidade onde se insere. Está empenhado no Pólo Madeireiro com um olhar comunitário.

Jonas Olímpio Pereira

A frente da banda de Música desde 2014, o Suboficial Fuzileiro Naval de Música, Jonas Olímpio Pereira tem a nobre missão de divulgar e ampliar os laços de amizade entre a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 5º Distrito Naval e suasOms com a população riograndina através da música e suas peculiaridades.

Leonardo Puntel

Nascido na cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais, o Almirante de Esquadra Leonardo Puntel exerce, atualmente, o cardo de Diretor Geral de Navegação da Marinha do Brasil. Oficial dessa instituição, com extremo zelo e diplomacia atua também na área da educação e formação de pessoas, estimula projetos e iniciativas nesta terra "papareia".

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Rio Grande

 

COMENTÁRIOS