Rio Grande sediará 31º Entrevero Cultural de Peões nos dias 25, 26 e 27 de abril
06/04/2019 11:50 em Variadas

os dias 25, 26 e 27 de abril o município mais antigo do Rio Grande do Sul, terra onde se encontram os restos mortais do General Bento Gonçalves, sediará o 31º Entrevero Cultural de Peões.

Organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, 6° Região Tradicionalista, Prefeitura Municipal do Rio Grande e Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande, o evento irá mobilizar toda a comunidade tradicionalista do estado.

Criado em 1988, o Entrevero de Peões é realizado anualmente na cidade do vencedor da categoria Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul. No decorrer desses 30 anos de história, pela primeira vez o município do Rio Grande se prepara para sediar esse importante evento gaúcho,  oportunidade conquistada a partir do título de Peão Farroupilha do RS (gestão 2018/2019) do rio-grandino Mateus Dias Louzada, de 19 anos.

Mateus já havia participado do concurso duas vezes na busca pelo título de Guri Farroupilha do RS, mas foi no ano passado que o desafio de tentar a categoria Peão Farroupilha surgiu para marcar a sua trajetória, em meio de diversos concorrentes de 18 a 28 anos de idade. 

“À convite da patroa do meu CTG, eu participei do concurso regional e consegui me classificar para participar do concurso estadual pela terceira vez, mas agora na categoria peão, e por fruto de muito trabalho, estudo e dedicação consegui me consagrar Peão Farroupilha do RS e trazer o Entrevero Cultural de Peões para Rio Grande e para a 6ª Região Tradicionalista, depois de 30 anos de história do evento”, explica Mateus.

Na expectativa pela realização de uma edição que marque a história dos entreveros e também a cidade de Rio Grande, o Peão Farroupilha está se preparando para recepcionar a comunidade na 31° edição do Entrevero Cultural de Peões, junto aos demais Peões, Guris e Piás do Rio Grande do Sul da gestão 2018/2019.

Os preparativos para o 31° Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás do Rio Grande do Sul

Além de reunir tradicionalistas de todas as regiões para eleger jovens nas categorias Piá, Guri e Peão, o Entrevero Cultural busca promover diversas atividades para a apreciação do público de forma gratuita. Neste contexto, a comunidade está convidada para prestigiar o evento, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de abril.

O Entrevero Cultural recebe em média 1.500 visitantes em cada edição. Para recepcionar esse grande público o Movimento Tradicionalista Gaúcho, a 6° Região Tradicionalista, a Prefeitura Municipal do Rio Grande e o Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande estão juntos na organização das atividades desde o ano passado.

O coordenador da 6ª Região Tradicionalista, Roberto Ferreira, explica que o evento conta com comissões organizadoras tanto da 6ª Região quanto do Executivo, que se reúnem periodicamente para tratar sobre as diversas atividades que estão previstas para ocorrer ao longo dos três dias do Entrevero Cultural.

A atuação da Prefeitura Municipal do Rio Grande na organização do evento ficou instituída através da portaria 024/2018, que nomeou um grupo de trabalho com a finalidade de participar da organização e execução do 31º Entrevero de Peões. O documento foi assinado pelo prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer, acompanhado pelo vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, em dezembro do ano passado.

Na oportunidade, o prefeito destacou que a criação do grupo foi motivada pelo desejo de apoiar os organizadores e auxiliá-los para que todos sejam bem acolhidos e usufruam de uma ótima estrutura.

O GT é composto por representantes do Gabinete do prefeito (Daniela Rodrigues e Liziane de Lima), da Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais (Paulo Rodrigues e Fernanda da Cruz), da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Surama Machado e Reginaldo Rodrigues), da Secretaria de Município da Cultura (Ricardo Freitas e Goreti Butierres) e da Secretaria de Município da Educação (Vanessa Pintanel e Adriana Carvalho).

Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Rio Grande

COMENTÁRIOS