Hospitais da Rede Ebserh ofertam práticas integrativas
07/02/2024 08:56 em Variadas

Acolhimento humanizado e momentos de alívio das dores estão sendo promovidos em hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio da oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). É uma modalidade que investe em prevenção e promoção à saúde, com o objetivo de evitar que as pessoas fiquem doentes. As PICS também podem ser usadas para aliviar sintomas e tratar pessoas que já estão com algum tipo de enfermidade.

As PICS foram formalmente integradas ao Sistema único de Saúde (SUS) a partir da aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em 2006, seguindo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), que reconhece as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI). Hoje, o Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica, e o SUS oferece, de forma integral e gratuita à população, 29 modalidades de PICS.

Confira AQUI a lista completa das PICS ofertadas pelo SUS.

As PICS são recursos terapêuticos não farmacológicos para prevenir e/ou tratar sintomas de enfermidades e trazer qualidade de vida. Essas atividades podem estar associadas ou não aos tratamentos clínicos com medicamentos para alívio das dores crônicas, por exemplo, conforme cada caso. As práticas integrativas são um importante meio de tratamento porque não possuem contraindicações, envolvem, em geral, menor custo e trazem poucos efeitos adversos.

Doulas Comunitárias do HU-Furg

Doulas são profissionais que têm como função o acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto, apoiando, encorajando, oferecendo conforto e suporte físico e emocional. A doula não realiza qualquer procedimento médico ou clínico. Por isso, não há necessidade de formação superior em áreas da saúde, mas somente o curso de doula.

Especificamente no trabalho de parto, as doulas atuam no alívio da dor com métodos não farmacológicos, com técnicas que podem incluir massagens, aromaterapia e outras para as quais tenham qualificação. Também podem orientar sobre respiração, posições e exercícios que diminuem o tempo de duração e a dor do parto. A atuação da doula no parto ainda é capaz de reduzir o risco de problemas de saúde do bebê no nascimento e de atraso no início da amamentação, além de proteger contra depressão pós-parto.

Desde 2022, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., Da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), oferece o Curso de Doulas Comunitárias, que é um Projeto de Extensão coordenado pela professora Fabiane Francioni, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do hospital.

O projeto é uma iniciativa conjunta da Escola de Enfermagem da FURG, HU-FURG e Associação de Doulas do Estado do Rio Grande do Sul (ADOSUL). A formação tem a duração de 12 meses e inclui aulas teóricas e estágios práticos, durante seis meses, nas dependências do Centro Obstétrico e Maternidade do HU-Furg, onde as alunas assistem as gestantes que se internarem em trabalho de parto e que queiram receber o acompanhamento das doulas.

Atualmente na segunda turma, o curso já formou 24 doulas (na primeira turma), e muitas seguem atendendo em plantões voluntários no HU-Furg. A doula Gabrielle Caseira Araújo, integrante da coordenação do curso, explica que iniciativa surgiu por conta da Lei Municipal 8.286/2018, que permite a presença da doula, além do acompanhante, sempre que solicitada pela parturiente. “O objetivo foi possibilitar que gestantes e parturientes que não têm condições de pagar pelo serviço particular de uma doula pudessem também ter os benefícios que a presença da doula pode oferecer”, esclarece.

As doulas voluntárias atuam no HU-FURG no esquema de plantões, ofertados no turno do dia em alguns dias da semana e finais de semana. “Os benefícios da presença da doula incluem a redução do risco de cesárea e parto instrumental, redução de depressão e ansiedade no pós-parto, melhora do APGAR (avaliação do bebê) no quinto minuto de vida, redução do tempo do trabalho de parto e maior satisfação com a experiência do parto. Além disso, a oferta do serviço de forma gratuita faz com que mulheres mais vulneráveis e com menos condições financeiras possam também acessar o trabalho da doula e ter estes benefícios”, reforça Gabrielle.

E além do plantão voluntário feito pelas alunas, o HU-Furg conta também plantões voluntários oferecidos pelas doulas já formadas pelo curso e por doulas formadas em outros cursos mas que possuem cadastro e atendem no HU. “É um complemento e forma de termos ainda mais oferta do serviço”, afirma Gabrielle.

Doulas nas UBSs

Além das ações desenvolvidas no HU-Furg, o Curso de Doulas prevê também a participação das doulas em ao menos uma roda de gestantes em Unidade Básica de Saúde das comunidades onde as alunas estão inseridas. A ação visa complementar o serviço ofertado no hospital, fazendo com que as gestantes conheçam o que faz uma doula e estejam preparadas e receptivas ao seu atendimento no trabalho de parto, além de complementar o pré-natal oferecido pela rede municipal, qualificando a oferta de informações disponíveis para a gestante e seu acompanhante de escolha.

EBSERH FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!