A Secretaria de Município da Saúde (SMS) apresentou, na tarde deste sábado, 3, uma nova edição do vacinômetro, documento que traz os números da pandemia e da vacinação contra a Covid-19 na cidade do Rio Grande com informações colhidas até sexta-feira, 2. Os dados da Secretaria citam que já são 126.507 as doses aplicadas, se forem somadas a primeira e a segunda. O percentual da população vacinada com a primeira dose atingiu 45,2% e com a segunda aplicação 15%.
O número de imunizantes aplicados no Rio Grande com a primeira atendeu 94.979 pessoas e com a segunda chegou a 31.528 pessoas. A Secretaria da Saúde recebeu, até a última sexta-feira, 149.625, sendo 109.345 para a primeira dose e 40.280 para a segunda aplicação.
Critérios adotados pelo Ministério da Saúde indicam que Rio Grande já vacinou 93,9% da população vacinável – grupos prioritários e pessoas por faixa etária – com primeira dose e 31,2% com a segunda dose.
Calendário por faixa etária
Na segunda-feira, 5, haverá drive-trhu montado nos dois shoppings da cidade, das 9h ao meio-dia, para a aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca em idosos de 64 anos ou mais que foram vacinados do dia 3 de abril ao dia 10 de abril com a primeira dose.
O calendário da SMS prevê o avanço da vacinação para outras faixas etárias, a partir de segunda-feira:
– 5/7 (segunda-feira) – 39 anos;
– 6/7 (terça-feira) – 38 anos;
7/7 (quarta-feira) – 37 anos;
8/7 (quinta-feira) – 36 anos;
9/7 (sexta-feira) – 35 anos.
Posto IV, Shoppings, postos de Saúde
A vacinação nos dois shoppings, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, também atenderá pessoas por faixa etária, conforme o calendário acima. Além disso, a Secretaria terá equipes vacinando em todos os postos de Saúde da cidade e no Posto IV localizado na Avenida Carlos Pinto, onde existe uma sala extra de vacinação. No Posto IV, o horário para vacinar contra a Covid-19 é das 8h às 14h. Nos demais postos, a imunização ocorre pela manhã, das 8h às 11h30min.
Para receber a primeira dose do imunizante, é necessário levar um documento de identidade e o Cartão do SUS (se possuir). Para quem for em busca da segunda dose, o principal documento exigido é a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.
Assessoria PMRG