Rio Grande aguarda mais doses para antecipar a vacinação da Pfizer e AstraZeneca
Variadas
Publicado em 13/07/2021

O Governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira, 12, que vai diminuir o intervalo para a aplicação da segunda dose das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca. A dose de reforço, que era para ser aplicada após 12 semanas da primeira dose, passará para 10 semanas.

A diminuição do intervalo entre as doses, aprovada pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), foi um dos principais assuntos na Live semanal, realizada nesta segunda-feira à noite, na página da Prefeitura do Rio Grande no Facebook. A transmissão contou com as participações da titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Zelionara Branco e do responsável pela Vigilância em Saúde da SMS, Antônio Corrêa.

Mais vacinas

Zelionara Branco afirmou que aguarda para essa terça-feira, 13, uma nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde com orientações sobre como proceder a partir dessa nova definição, bem como espera o envio de mais vacinas para atender todas as pessoas que vão precisar receber a segunda dose, agora em menos prazo. Assim que receber as doses e orientações, a Secretaria vai divulgar o calendário para essa nova situação. A SMS acredita que deve ser anunciado até quarta-feira um novo lote de vacinas para o Rio Grande.

Adolescentes

Sobre a vacinação para adolescentes com comorbidades na faixa etária de 12 a 17 anos, o governo estadual aderiu, também, nesta segunda-feira, ao novo regramento. Neste

caso, a vacina a ser aplicada é a da Pfizer. Por enquanto, não existem vacinas para essa faixa etária por falta de vacinas.

Decreto mantém proibições

Antônio Corrêa informou que foi prorrogado o Decreto Municipal 18.279, que proíbe o funcionamento de diversas atividades econômicas na cidade do Rio Grande, das 22h às 6h, até a próxima segunda-feira, 19. As exceções ficam para serviços essenciais, como hospitais, farmácias e postos de combustíveis, por exemplo.

No documento fica mantido o estado de calamidade pública no território do Rio Grande, em função da pandemia da Covid-19 e reiterada a adoção do Plano de Ação das Medidas Temporárias, que limitam a circulação de pessoas e o funcionamento de diversas atividades. Restaurantes, bares, lanchonetes e similares deverão fechar as portas às 22h e manter clientes, internamente, até a meia-noite.

 

Assessoria PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!