Nas últimas cinco semanas, houve uma redução no número de novos casos da Covid-19 na cidade do Rio Grande. “Existe a redução, mas é pequena. Desejamos que permaneça caindo, o que significaria menos transmissão do vírus. Há, também, uma menor ocupação dos leitos, porém, é necessário manter os cuidados. É importante usar máscaras, evitar espaços aglomerados, eventos. Por outro lado, há três semanas, a média de óbitos permanece alta e é preciso reforçar os cuidados para esses números diminuírem”, disse a titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), durante a Live semanal na página da Prefeitura no Facebook, na noite desta segunda-feira, 19.
Nesta data, a Prefeitura foi informada que haverá um novo envio de doses para Rio Grande. Se confirmar o envio, a SMS pretende avançar a vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária de 30 e outras idades ainda essa semana. Tudo vai depender da remessa de mais doses.
A respeito da antecipação da segunda dose, anunciada semana passada, Zelionara Branco informou que é possível que o Governo do Estado segure a implantação dessa medida. A SMS aguarda para essa terça-feira, 20, um novo comunicado do governo estadual sobre o assunto. Por enquanto, o único grupo que teve a antecipação da segunda dose foi o das pessoas que receberam a primeira dose no período de 24 de abril a 5 de maio. Essas pessoas podem procurar as unidades de Saúde para serem vacinadas.
Outro assunto abordado na Live foi a definição dos critérios para vacinar os adolescentes com comorbidades. O Governo do Estado está definindo essa medida e deverá anunciá-la até o final dessa semana, assim como o quantitativo de doses que serão enviadas ao Rio Grande.
Assessoria PMRG