Se por um lado a neve e as baixas temperaturas encantam os gaúchos nesta semana de frio histórico, por outro, são um convite à solidariedade. Mesmo nas cidades onde os flocos de gelo não deram as caras, mas as temperaturas despencaram, todos estão sendo chamados a participar do Cobertaço, uma força-tarefa que recolhe cobertores em diversos pontos da capital e do interior nesta sexta-feira (30/7), das 9h às 17h.
A iniciativa é parte da Campanha do Agasalho do governo do Estado e foi programada porque a Central de Doações da Defesa Civil RS está com o estoque dessas peças reduzido.
“Toda doação é bem-vinda neste momento de frio intenso, como alimentos e roupas de crianças e adultos, mas o Cobertaço foi organizado para recolhermos especialmente cobertores, para que possam aquecer as tantas pessoas que precisam”, destacou a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, que organiza a ação estratégica junto com a Defesa Civil.
“Não temos dado conta de tantos pedidos, especialmente de cobertores, que estão vindo dos municípios de todos os cantos do Estado. Muita gente já tem o hábito de doar agasalhos nesta época do ano, mas não se dá conta de que tem um cobertor há 10, 15 anos guardado e que é uma peça de fácil reposição para a maioria”, lembrou o tenente-coronel Adriano Zanini, da Defesa Civil, que coordena o trabalho no drive-thru instalado em frente ao Palácio Piratini.
Foi o que fez o advogado Ricardo Verdi. Sem nem precisar sair do carro em frente à sede do Executivo, ele pegou duas mantas que trazia no banco do passageiro e as entregou para a equipe da Defesa Civil. “Tirei da minha cama hoje de manhã e trouxe até aqui, porque se a gente, que tem casa, casacos, cobertor e um bom colchão, está sentindo frio, imagina quem está nas ruas”, pontuou Verdi.
Além da estrutura em frente ao Piratini, há pontos espalhados em supermercados, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e outros parceiros do governo na Capital, além das coordenadorias regionais da Defesa Civil em todo o Rio Grande do Sul.
Para doar, basta parar o carro e entregar as peças, que serão rapidamente distribuídas a fim de atender a entidades e prefeituras nestes dias de frio intenso.
“Se todos fizessem um pouco, não teríamos tanta gente passando dificuldade”, afirmou Rosi Silveira ao entregar dois cobertores, quatro travesseiros e algumas peças de roupa para o soldado Maiquel Mouro.
SERVIÇO
O quê: Cobertaço da Campanha do Agasalho 2021 Quando: sexta-feira (30/7), das 9h às 17h Onde: em frente ao Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/nº – Centro Histórico de Porto Alegre)
PONTOS FIXOS DE COLETA DA CAMPANHA DO AGASALHO
• Supermercados Zaffari e Bourbon, Bourbon Shopping e Moinhos Shopping • Unidades Sesc e Senac • Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar • Central de Doações da Defesa Civil do RS: de segunda a sexta, das 8h30 às 18h (av. Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas, em Porto Alegre) e drive-thru de segunda a sexta, das 9h às 15h. • Coordenadorias regionais da Defesa Civil do RS, Metropolitana, Santa Maria, Pelotas, Santo ngelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo.