Com o objetivo de melhor organizar o local e facilitar os descartes adequados por parte da comunidade, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município do Cassino (SMC), está realizando, desde o início deste ano, a remodelação do Depósito de Inertes do Balneário. Entre as ações já concluídas estão a instalação de ecopontos, a identificação dos locais corretos de descartes de cada material e a organização da portaria. Além disso, também está sendo criada uma Horta Urbana, que em breve estará disponível à população. O depósito está localizado na rua São Leopoldo e funciona de segunda a domingo, das 7h às 12h e das 13h às 18h.
Conforme explicou o gestor da pasta, Sandro Oliveira (Boka), as alterações junto à portaria foram estabelecidas para dar maior segurança à comunidade, uma vez que o local pode ser perigoso em função do trânsito de máquinas pesadas. Para isso, foi elaborado um cadastro com informações sobre todas as movimentações realizadas no espaço, assim como os itens que foram trazidos.
Em uma posição distinta, a partir do próximo mês estarão disponíveis os ecopontos do Depósitos de Inertes, cada um com a identificação do material que pode ser colocado em cada espaço (madeiras, vidros, pneus, cascote, etc). Eles foram pensados para oportunizar o descarte adequado sem ser necessário entrar no depósito. Assim, a comunidade pode acessar os ecopontos pelo lado de fora e utilizar as aberturas para o descarte dos itens, conforme indicação referente ao material. Posteriormente, o lixo será recolhido e organizado internamente no depósito. “Fizemos também as placas indicativas, para que as pessoas possam ver com clareza onde devem colocar os materiais. Auxilia na preservação do meio ambiente e faz com que o transporte fique muito mais fácil”, acrescentou o Secretário.
Além disso, segundo a Secretaria, ao lado do depósito, onde existia um espaço bastante degradado, está sendo montada uma horta urbana. “Pretendemos, o mais rápido possível, transformar esse lugar em um espaço de aprendizado para as crianças das escolas públicas. A intenção também é abrir esse local para que as pessoas possam conviver com o meio ambiente, plantar, tocar na terra, e transformá-lo numa grande comunidade”, afirmou Oliveira.
Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal do Rio Grande