A Prefeitura Municipal do Rio Grande, além de apoiar o atleta rio-grandino infantil, de seis anos, Theo Garcia Popiolek, está acompanhando o sonho do menino em se tornar um atleta da Ginástica Artística Brasileira no futuro. Com tão pouca idade, o garoto já se mostrava determinado e para tanto, no início da sua jornada, contou com o apoio das Secretarias do Cassino; Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a empresa de transporte Planalto, realizada no início deste ano, foram viabilizadas passagens de ida e volta para Theo e sua mãe, Josimara Xavier Garcia, para participar dos treinamentos semanais inicialmente realizados nas sextas-feiras e sábados. Agora, pensando na realização do filho, a família se mudou para a capital gaúcha, e está residindo no bairro São Geraldo, na Zona Norte de Porto Alegre, a fim de traçar novos voos na jornada esportiva do guri.
Na tentativa de dar o próximo passo na busca da realização de seu sonho, havia a necessidade do menino Theo junto à sua família de se mudarem para Porto Alegre na tentativa de eliminar as seis horas cansativas de viagem até a Capital e aumentar a rotina de treinamentos no Grêmio Náutico União. Dessa forma, a família não mediu esforços e deixou a sua moradia própria, em Rio Grande, para alugar um apartamento na capital gaúcha. No entanto, a mudança exigiu uma nova adaptação na vida da família. Josimara teve que pedir demissão da escolinha onde trabalhava há 10 anos e o esposo, ao qual está desempregado, busca uma nova oportunidade no mercado de venda de veículos.
O Ginasta Mirim
O rio-grandino pratica o esporte desde os 4 anos de idade, quando demonstrou, em casa, aptidão para exercícios de flexibilidade. Mesmo sem idade para ingressar em uma escola de ginástica artística, a criança teve a oportunidade de participar do Semente Olímpica e da Cia de Ginástica Ritmo e Art, ambas em Rio Grande. Com sua participação em eventos da categoria, seu talento foi ganhando visibilidade e assim chegou a treinar no Grupo Tholl, Trupe Circense da vizinha cidade de Pelotas, onde seguiu seu treinamento preparatório para ginastas.
Em 2020, durante a pandemia, através de um treino virtual com a Federação de Ginástica do RS, em Porto Alegre, Theo foi reconhecido e convidado a fazer um teste para o Grêmio Náutico União, onde foi aprovado. Concomitantemente, o atleta também treinava na Academia de Dança Ensaio, em Rio Grande, onde havia ganhado uma bolsa de estudos para aprimorar suas técnicas de postura.
Mesmo sendo um ginasta em formação, devido a sua idade, o menino já se mostrava muito talentoso e determinado. Atualmente faz parte da equipe de Ginástica Artística Masculina do Clube Grêmio Náutico União (GNU), em Porto Alegre, local onde a consagrada atleta olímpica brasileira, Daiane dos Santos, iniciou seus treinos. A ex-ginasta fez história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de Ginástica, disputado em Anaheim, na Califórnia, EUA.
Theo vem se desenvolvendo e aprimorando suas habilidades em meio a sua rotina no centro de treinamento do GNU. O garoto conta com o incansável incentivo dos pais e, também, dos novos vizinhos do condomínio onde mora nesta inédita história de vida movida pelo esporte.
Assessoria de Comunicação - PMRG