Na tarde da segunda-feira, 23, na sala de reuniões da Prefeitura, o Secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, esteve reunido com o Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Major Marcelo Nunes Ferreira, e com o subcomandante, Capitão Mendonça, para avaliação das ações realizadas no último final de semana, especialmente no Canalete da Avenida Major Carlos Pinto. Também participaram o Superintendente de Segurança da Secretaria, Vitor Camargo da Veiga, o Superintendente de Trânsito da pasta, Luciano Macedo, e a Chefe de Gabinete do Prefeito, Rosana Dutra.
Ao longo do final de semana as forças de segurança do município realizaram diversas operações, tendo como foco locais com histórico de aglomeração e perturbação do sossego, como é o caso do Canalete. De acordo com Nunes, as equipes estiveram em preparação durante toda a semana, com análise estratégica das últimas três operações realizadas no local para definição das ações a serem executadas. Ele também destaca que, para isso, foram feitas reuniões com o comando do 6º BPM e promotores públicos estaduais para debate conjunto de possíveis formas de coibir, principalmente a perturbação do sossego. Para ele, o resultado foi positivo. “Na nossa avaliação a operação foi um sucesso, tanto na área do canalete como na região da Rua Riachuelo, onde vários carros e pessoas foram fiscalizados. Essa semana teremos novas reuniões com órgãos de segurança e também a reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), onde serão tratados outros assuntos de interesse da segurança pública no município e as ações a serem desenvolvidas no combate às aglomerações e perturbação do sossego”, disse.
Sobre as operações
Para evitar os cenários de perturbação constatados no final de semana dos dias 14 e 15, as forças de segurança elaboram diferentes estratégias de atuação, em operação integrada entre Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, 6º BPM, e fiscais da Vigilância Sanitária e Posturas do Município. Tanto na sexta, 20, quanto no sábado, 21, agentes estiveram presentes na região do Canelete já a partir das 20h e permaneceram durante toda a madrugada, até o fim da operação, após as 7h da manhã do dia seguinte. A ação também ocorreu no domingo, com horário diferenciado.
Conforme o Secretário Nunes, como parte da estratégia foi estabelecida uma base no local, com a utilização de um ônibus da Guarda Municipal, equipado com acesso às câmeras de vigilância, veículo que também foi utilizado para reunião e alimentação dos agentes envolvidos. Foi feito, ainda, o bloqueio de algumas ruas transversais, reduzindo as movimentações e aglomerações.
Devido a presença das forças de segurança naquela área, muitas pessoas que costumavam frequentar a região se deslocaram para a Rua Riachuelo. Por esse motivo, a operação também incluiu a região nas ações de fiscalização, assim como o Rincão da Cebola.
Durante as atividades, foram feitas cerca de 550 abordagens à veículos, com 50 autos de infrações lavrados e três remoções. Considerando todos os agentes e fiscais envolvidos, 26 pessoas atuaram na sexta-feira, e foram utilizadas 11 viaturas e um ônibus. No sábado, 57 pessoas auxiliaram no trabalho, além de 16 viaturas e dois ônibus.
Boletim de fiscalização semanal Covid-19
Em ação paralela, ao longo do final de semana também foram realizadas operações de fiscalização quanto aos protocolos definidos para a prevenção à Covid-19 no Município. Os dados referentes a semana de 16 a 22 de agosto mostram que a atuação da Prefeitura e forças de segurança da cidade resultou em 176 ações de fiscalização. Destas, 74 foram queixas recebidas pelo disque-denúncia. Em 13 situações foram necessárias ações de orientação, e foram emitidas 11 autuações (cinco delas pelo não uso de máscaras), além de duas notificações. Outras 150 verificações foram consideradas como regulares.
As ações de fiscalização relacionadas à pandemia são desenvolvidas por uma Força-tarefa composta por fiscais da Vigilância Sanitária, fiscais de Obras e Posturas, fiscais do Procon, agentes de trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. No total, 23 viaturas e 58 servidores estiveram envolvidos nas atividades da última semana.
O disque-denúncia permanece sob responsabilidade da Fiscalização de Obras e Posturas da SMMAS, através do telefone (53) 3233-8463. Nos sábados, domingos e feriados o atendimento é das 7h30min às 19h30min.
Assesssoria de Comunicação - PMRG