Autoridades comemoram reativação do Estaleiro Rio Grande
29/08/2021 20:30 em Variadas

O retorno das atividades do Dique Seco do Estaleiro Rio Grande (RGR) foi comemorado pelo Chefe do Executivo do Rio Grande, Fábio Branco e por outras autoridades locais. No sábado, o Estaleiro reabriu para manutenção do navio Petroleiro Siem Helix I. É a primeira embarcação, após cinco anos de inatividade no local. A embarcação permanecerá docada no espaço por cerca de 45 dias, período em que passará por uma manutenção, gerando 500 postos de empregos de forma temporária.

“É um marco importante, depois de vermos aquele local quase abandonado”, lembrou Branco. Para ele, é uma ação “muito positiva, embora ainda pequena, mas é resultado de muito trabalho conjunto, de tantas portas que batemos, além de ser uma atividade que vai gerar emprego, renda, movimentar a economia e, também, faz com que se concretize um pouco do que estamos trabalhando, ou seja, levantar a autoestima do povo rio-grandino”.

Prefeito disse, ainda, que vai continuar “com os pés no chão, sem criar falsas expectativas, para que se consigam outros contratos e se reative a atividade naval, óleo e gás no Rio Grande”. Ele lembrou que esse foi, também, um dos motivos da ida ao Rio de Janeiro, semana passada, onde esteve na sede da Petrobras, mostrando o potencial e as oportunidades que podem surgir, tanto para reparo, manutenção, desmantelamento de navios e plataformas antigas ou para que sejam feitos novos contratos com a Petrobras.

Já o superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima afirmou que “a reabertura do Dique Seco é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo de empresas, liderado pela Engevix, juntamente com o Porto, para buscar as novas atividades para essa área considerada extremamente nobre”.

“O dia de hoje (sábado) é muito especial, pois sempre acreditamos na retomada. Nesses longos anos, enfrentamos muitas dificuldades impostas pelo abandono da Petrobras de um trabalho de longo prazo. A empresa foi desenvolver seus projetos na Ásia, gerando lá os empregos e renda que poderiam estar aqui. Mas fomos resilientes e superamos esse quadro. O mercado de reparos navais pode ser um excelente complemento às atividades de construção, que é o principal objetivo do Estaleiro”, celebra Ricardo Ávila, diretor operacional da Ecovix.

O secretário de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Turismo (SMDIET), Gilberto Sequeira disse que “a reativação faz com que os sonhos do nosso Polo Naval não venham a esmoecer”. Ele reconheceu o trabalho do superintendente do Porto e do prefeito que é exemplar na busca incessante para que o Polo continue sendo um grande alavancador de desenvolvimento e de emprego na cidade e na região. “É um estaleiro com condições de colocar navios de grande porte e produzir plataformas e que a gente tem, sim, a condição de estar junto a esse player de serviços”, finalizou.

As atividades

O retorno das atividades no local possui um significado extremamente importante para as operações navais e portuárias da região, uma vez que novos contratos podem ser firmados pela Engevix, empresa administradora do ERG. O Siem Helix atua na estimulação de poços de petróleo e atua na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

A embarcação possui 158 metros de comprimento e 36 metros de largura. O reparo será realizado em uma parceria entre a Engevix e a empresa DockBrasil, especializada na recuperação de navios desse porte. O superintendente dos portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, classificou esse momento como extremamente importante para a região.

 

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!