Prefeito Fábio Branco abriu a transmissão semanal realizada na página da Prefeitura no Facebook, na noite desta segunda-feira, 6, afirmando que os números da Covid-19 na cidade estão diminuindo e os da vacinação estão evoluindo, mas o momento “ainda é preocupante”. Para ele, é fundamental que as pessoas que ainda não tomaram nem a primeira nem a segunda dose, procurem as unidades de Saúde para receber os imunizantes.
Na Live, a titular da Secretaria da Saúde, Zelionara Branco comentou sobre as mudanças na estratégia para que a população seja imunizada. “Fizemos várias parcerias com shoppings, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para ampliar a vacinação. Em breve, virá a vacinação de segunda dose para os professores. Como não temos mais tanta primeira dose para fazer, para a próxima semana, divulgaremos um calendário diferenciado, com locais específicos para vacinar.”
Adolescentes sem comorbidades
As doses para adolescentes ainda não foram disponibilizadas para Rio Grande. Por enquanto, a Secretaria se organiza para atender esse público, sem comorbidades, calculado em cerca de 15 mil jovens. Não será necessário fazer cadastro para receber a vacina. Porém, é preciso que um responsável pelo adolescente acompanhe a vacinação e apresente o termo de responsabilidade, autorizando a aplicação. O documento estará disponível no site da Prefeitura.
“Assim que houver a definição para o envio de doses para iniciar a vacinação de adolescentes, vamos disponibilizar os documentos na Internet e faremos a divulgação. Provavelmente, a vacinação ocorra por faixa etária, mas dependerá do envio de doses”, antecipou Zelionara Branco.
Terceira dose
Outra informação é a de a Secretaria aguarda definições e orientações do Ministério da Saúde e do governo estadual sobre a aplicação da terceira dose. Pessoas com 70 anos ou mais e imunodeprimidas serão as que vão receber a terceira dose numa primeira fase. A vacinação para esse público deve iniciar na próxima semana.
Assessoria de Comunicação - PMRG