Boletins da Secretaria da Saúde mostram redução de casos na cidade e aumento da vacinação alcança 61% de toda a população rio-grandina
O boletim divulgado neste sábado, 11, pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Município da Saúde (SMS) não registrou nenhum novo caso de pessoa contaminada pelo vírus da Covid-19. Essa é a primeira vez que não há registro de casos novos na cidade, desde o começo do levantamento, em 2020.
O número de pessoas infectadas pelo vírus teve queda acentuada nos últimos quatro dias. Na quarta-feira, 8, foi apenas um caso novo de paciente contaminado com o vírus. Na quinta-feira, houve mais três; na sexta-feira, seis; e, neste sábado, nenhum registro.
Além desses dados positivos, o último boletim mostra que a ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 zerou em algumas unidades hospitalares locais e está bastante reduzida em outras. Na Emergência Covid-19 da UPA da Junção, por exemplo, dos quatro leitos disponibilizados, nenhum estava ocupado. O mesmo ocorre na UPA do Cassino nos quatro leitos disponibilizados. No HU, no setor SPA Covid-19, dos 10 leitos disponibilizados, apenas três estão ocupados, de acordo com o boletim da Secretaria da Saúde. Já na UTI Covid da Santa Casa, dos 10 leitos disponibilizados, dois estavam ocupados.
Vacinômetro
Com 196.233 doses aplicadas na população rio-grandina, somando a primeira, a segunda e a dose única, o Rio Grande demonstra avanço no processo de imunização contra a Covid-19. No vacinômetro divulgado, neste sábado, a cidade tem um percentual de 61% da população total já com a primeira dose e 32,3% dos rio-grandinos receberam a segunda dose e a dose única.
Se for considerada a população vacinável (acima de 18 anos e enquadrada nos grupos prioritários do Ministério da Saúde), o percentual com a primeira dose chega a quase 80%, ou seja, 78,8%. Ainda dentro desse critério, são 41,8% as pessoas que receberam a segunda dose e a dose única.
Assessoria de Comunicação - PMRG