Na tarde da última sexta-feira, 10, o Prefeito Fábio Branco esteve na Câmara Municipal onde participou de uma Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da fundação da Diocese do Rio Grande. Na ocasião em que o legislativo concedeu Voto de Louvor à Diocese, também se fizeram presentes os secretários de Relações Institucionais, Assuntos Internacionais e Parcerias Público-Privadas, Cláudio Diaz, de Cultura, Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz, e a Secretária da Saúde, Zelionara Branco.
Durante a sua homenagem, o atual bispo diocesano Dom Ricardo Hoepers agradeceu a oportunidade e destacou a importância do trabalho de Dom José Mário, o seu antecessor. Dom Ricardo resumiu que a Diocese é o resultado da importância de pessoas que estiveram dispostas e comprometidas a ajudar desde a sua fundação. O bispo ainda frisou que este é um momento de pensar na missão para os novos anos e falou sobre a necessidade de união, se propondo a fazer um trabalho conjunto em prol do bem comum.
Ao se pronunciar sobre a homenagem, o Prefeito Fábio Branco mencionou o ato como “justo”, considerando a importância da fé no dia a dia. Para Branco, o sentimento de fé é fundamental para que possamos “nos agarrar e acreditar que vamos vencer”. Ainda em seu discurso, o Prefeito reiterou e enfatizou a necessidade de união entre a sociedade, como citado por Dom Ricardo.
Na sessão, dois vídeos foram exibidos. A primeira produção mostrou as irmãs carmelitas, diretamente do Mosteiro São José, cantando a Salve Regina, uma tradição do Monte Carmelo. O segundo vídeo foi uma apresentação da história da Diocese, assim como da atuação do primeiro bispo Dom Frederico Didonet.
A cerimônia também foi momento de homenagear alguns integrantes da Diocese. Entre eles, receberam o agradecimento especial, Dom José Mário, pelos 30 anos de trabalho como bispo, padre Péterson Pedroso de Figueiredo, ecônomo da Diocese; padre Gil Raul Pereira Junior, vigário geral e chanceler; Irmão Jader Luiz Henz, da Comunidade Marista, além dos diáconos permanentes João Luiz Maiato, Cláudio Teixeira do Nascimento, Carlos Augusto Ricarte, Celso Krause Pereira (ex vereador) e Hiromi Daniel Kikuti.
Assessoria de Comunicação - PMRG