O encerramento da Semana Nacional do Trânsito 2021, que aconteceu no último sábado, 25, foi marcado pela realização de um passeio ciclístico organizado pela Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS). A atividade contou com grande engajamento de ciclistas. Foram mais 300 pessoas que percorreram o circuito do passeio, organizado com o intuito de chamar atenção para a necessidade de ver e ser visto no trânsito.
O secretário e o superintendente de Trânsito e Transportes da SMMAS, Anderson Castro e Luciano Macedo, pedalaram juntamente com a comunidade. Ao encerrar oficialmente a Semana Nacional do Trânsito, Castro mencionou o momento como um “dia especial”. Sobre o tema da campanha (Pedestres e Ciclistas: Ver e ser Visto!), o titular da SMMAS disse se tratar de uma abordagem de “extrema relevância, uma vez que ciclistas e pedestres fazem parte do segmento mais frágil do trânsito.”
Para Castro, os motoristas precisam ter mais cuidado com ciclistas e pedestres, ao mesmo tempo que é necessário que ciclistas e pedestres mantenham-se visíveis. “Ciclistas devem utilizar bicicletas com iluminação adequada, roupas claras e equipamentos de proteção”, disse o secretário. Por fim, Castro falou que o trabalho de Educação para o Trânsito continuará sendo desenvolvido pela SMMAS e convocou a comunidade para discutir o tema segurança viária.
Já o corredor Gerson da Rosa, que também participou da atividade, comentou que o ciclismo faz parte da sua vida desde a adolescência e recomendou o exercício como prática saudável. “O ciclismo apareceu na minha vida desde quando eu era guri, sempre gostei muito de bicicleta e sempre que eu posso pedalar, pedalo. Também faz parte do meu treinamento. Todo indivíduo que pratica uma atividade esportiva tem uma qualidade de vida excelente,” disse o corredor.
Após o passeio, os ciclistas se reuniram no Largo Dr. Pio, em frente à igreja São Pedro, onde receberão uma benção. O passeio foi desenvolvido com apoio do Sest Senat e da Corsan.
Assessoria de Comunicação - PMRG