Governo municipal avança na vacinação e reforça necessidade de manutenção dos cuidados
Variadas
Publicado em 05/10/2021

O momento ainda requer bastantes cuidados. Ao mesmo tempo em que comemoramos a redução nos números de casos, de óbitos e ocupação dos leitos, não estamos livres da pandemia. Alguns atos e flexibilizações que têm ocorrido por parte do governo estadual, não significam que estamos livres do vírus. Devemos manter os cuidados, usar álcool, higienizar as mãos, usar máscaras e manter o distanciamento para podermos avançar no combate e na prevenção ao vírus da Covid-19.

O comentário inicial foi do Chefe do Executivo, Fábio Branco, durante a transmissão da Live semanal da Prefeitura transmitida via página oficial no Facebook, na noite desta segunda-feira, 4. A transmissão teve a participação da titular da Secretaria de Município da Saúde, Zelionara Branco. Os dois gestores responderam perguntas de internautas e comentaram sobre o andamento e a programação da vacinação na cidade do Rio Grande.

Adolescentes de 14 anos

Zelionara citou que a primeira dose para os adolescentes da faixa etária de 14 anos ainda não tem previsão de quando será disponibilizada. Por enquanto, estão sendo vacinados, essa semana, jovens de 15 anos ou mais, de acordo com a disponibilidade de doses. A Secretaria aguarda, ainda essa semana, a informação do governo estadual para a vacinação dos jovens de 14 anos. Agora, são imunizados, também, jovens de 16 e 17 anos ou mais.

Segunda dose

Todas as unidades de Saúde estão vacinando com a segunda dose as pessoas que fizeram a primeira dose até o dia 15 de julho, com Pfizer ou AstraZeneca. Também está sendo oferecida a segunda dose do imunizante da CoronaVac. “Esse processo de antecipação ocorre em função de que a Secretaria tem uma reserva de doses e, ainda, é uma forma de agilizar o processo de vacinação da segunda dose na cidade”, comenta Zelionara Branco.

Terceira dose

Essa dose está disponível para pessoas de 70 anos ou mais em todas as unidades. Para pacientes acamados, é preciso solicitar o agendamento da vacinação nas unidades próximas aos domicílios dessas pessoas. Há um link disponível no site da Prefeitura para cadastro das pessoas acamadas.

Vacinômetro

A Secretaria está preparando um novo modelo de apresentação do documento conhecido como Vacinômetro, que mostra como está o processo de vacinação na cidade. A divulgação da nova proposta vai ser apresentada nesta terça-feira, 5.

Outubro Rosa

A prevenção do câncer de mama e do câncer de cólon de útero foi outro tema abordado durante a transmissão. A Secretaria espera melhorar a oferta de exames preventivos e ampliar a atualização desse serviço às mulheres que precisam ter esses exames realizados. Dia 23 deste mês, todas as unidades de Saúde vão estar envolvidas numa mobilização voltada para o cuidado das mulheres.

Dia 16 é de multivacinação

Como forma de atualizar as carteiras de vacinação das crianças menores de 7 anos e adolescentes, haverá uma campanha, dia 16, para intensificar a imunização desse público. Todas as vacinas para essas faixas etárias vão estar disponíveis nas unidades de Saúde.

 

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Comentários
Comentário enviado com sucesso!