A primeira triagem dos pacientes que vão ser submetidos às cirurgias de catarata, cujo convênio foi anunciado essa semana pela Prefeitura do Rio Grande e que envolve o Governo do Estado e a Santa Casa, iniciou nesta quinta-feira (14). A Secretaria de Município da Saúde (SMS) informou que, nesta data, houve a triagem dos 100 primeiros pacientes.
“Essa triagem será apenas hoje. Pode ser que seja necessário fazer outra em novembro”, informou a secretária Zelionara Branco. Todos os 100 pacientes que passaram pela triagem nesta data devem realizar as cirurgias de catarata no próximo mês.
O mutirão de catarata foi pactuado com o Estado, a partir do levantamento da demanda, no começo do ano. A administração municipal identificou 1.200 pacientes aguardando pela cirurgia há, pelo menos, quatro anos. Para atender às pessoas que estão nessa fila, o Executivo Municipal encaminhou projeto à Secretaria Estadual da Saúde (SES), que culminou com a assinatura do convênio.
Durante anúncio do mutirão, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann informou que o contrato prevê 320 consultas/mês, 2.560 exames e 160 cirurgias/mês. O valor total do contrato gira em torno de R$ 200 mil, dos quais uma contrapartida é da Prefeitura do Rio Grande.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande