Outubro Rosa: mês alusivo intensifica o debate acerca do câncer de mama
16/10/2021 16:50 em Variadas

Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa representa um mês alusivo para intensificar o debate acerca da conscientização e prevenção do câncer de mama. O movimento teve início em um evento chamado “corrida pela cura”, que aconteceu em Nova Iorque com o objetivo de arrecadar fundos para a pesquisa sobre a doença, realizada pela instituição. No Brasil, a ação aconteceu pela primeira vez em 2002, em São Paulo, onde iluminou-se em cor-de-rosa o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, no Parque Ibirapuera.

O movimento, de caráter internacional, chama atenção para a importância da prevenção e da conversa sobre o câncer de mama, que, quando diagnosticado precocemente, aumenta drasticamente a chance de cura. Na FURG, uma série de ações institucionais promovidas por alguns setores da universidade chama atenção para o debate e oferece caminhos para o combate da doença.

Sobre o câncer

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo - sendo também a causa mais frequente de morte por câncer - com mais de 680 mil óbitos estimados em 2020. De acordo com a obstetra e chefe da Unidade da Mulher do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr (HU/FURG - Ebserh), Tânia Fonseca, o diagnóstico precoce da doença com a postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo e no reconhecimento de alterações suspeitas continua sendo a principal medida preventiva e estratégia de conscientização.

“A mulher deve ser estimulada a conhecer o que é normal em suas mamas e a perceber alterações suspeitas de câncer, por meio da observação e palpação ocasionais, em situações do cotidiano, sem periodicidade e técnica padronizadas como acontecia com o método de autoexame”, explicou Tânia em entrevista para material informativo do hospital.

Quais sintomas mais comuns?

O informativo do HU/FURG – Ebserh traz uma série de informações importantes sobre a doença, além de mais detalhes sobre prevenção com a obstetra Tânia Fonseca - para acessá-lo na íntegra, clique aqui. Com base nos dados divulgados, o principal sintoma apresentado nos estágios inicias do câncer envolve a presença de nódulo fixo na mama, geralmente indolor. A manifestação deste tipo de caroço está presente em cerca de 90% dos casos, e pode facilmente ser percebido ao apalpar a região.

Outros sintomas comuns envolvem: pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no mamilo; pequenos nódulos nas axilas ou pescoço; e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Ainda segundo informações do mesmo documento, o principal fator de risco ligado à doença é a idade, levando em consideração que cerca de quatro a cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Fatores ambientais e comportamentais representam outro agente a ser considerado. Alguns exemplos são: obesidade e sobrepeso; inatividade física; consumo de bebida alcoólica e fumo; etc...

Outros fatores a ser considerados são os relacionados à história reprodutiva e hormonal que envolvem situações como primeira menstruação prévia aos 12 anos; primeira gravidez após os 30 anos e assim por diante. Por fim, o documento lista, também, os fatores genéticos e hereditários, comuns a todos os cânceres, aqui se deve ter atenção especial ao câncer de ovário e ao próprio câncer de mama, principalmente quando ocorrido antes dos 50 anos.

Debatendo o tema na FURG

Planejado na FURG por meio da Comissão Organizadora do Outubro Rosa, durante o mês alusivo, uma série de ações voltadas para o tema são desenvolvidas pelas unidades e setores acadêmicos. A equipe é composta por representantes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic); Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Rio Grande (Comdim); Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid); Diretoria de Arte e Cultura (DAC); Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese); Grupo de Pesquisa Sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade (Gepegs); HU/FURG – Ebserh; Movimento Heforshe; e Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

“Nesse momento pandêmico, entre tantas perdas, precisamos valorizar algumas construções importantes, como a compreensão de que instituições são pessoas.  Por isso a escolha do nosso tema: o Outubro é rosa, e a FURG também. A proposta é valorizar a vida e esses corpos femininos, promovendo a conscientização do autocuidado e da saúde como prioridade. O tempo nos atravessa de forma veloz, mas criar brechas na rotina para um olhar atento a si é um compromisso, um direito e uma necessidade”, destacou Débora Amaral, em nome da Comissão.

Nudese

O grupo de costureiras Mulheres Daqui, vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) organizou uma ação nas redes sociais que acontece ao longo do mês. A primeira publicação já está disponível, e pode ser conferida clicando aqui. Neste primeiro ato, o grupo chama atenção para quatro fatos acerca do câncer de mama, e inicia o debate sobre o tema.

De acordo com Lúcia Nobre, coordenadora do Nudese, o grupo publicará relatos e depoimentos gravados, além de orientações a respeito do diagnóstico precoce. “Uma das participantes da equipe, inclusive, superou o câncer de mama, e assim, com os depoimentos, será feito um trabalho ao longo do mês alusivo por meio das redes sociais do projeto”, destacou a gestora. Para ficar por dentro, acompanhe as atualizações no perfil @mulheres.daqui no Instagram.

Caic

No Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), a Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Romeu Selistre Sobrinho, organizou, também, uma ação nas redes sociais. O grupo produziu e divulgou um vídeo informativo com cerca de cinco minutos sobre o tema. Publicado no dia 8 de outubro, a produção conta com a participação enfermeiras, médicas e gestoras da unidade, na intenção de destacar a importância da prevenção no combate à doença além de explicar algumas rotinas de trabalho que envolvem o tema. Confira o vídeo clicando aqui.

Outras ações realizadas pela USBF Caic envolvem a agenda para coleta de exame citopatológicos e exame de mamas, para mulheres que não os realizam há mais de três anos. Segundo Suzi Bromberger, enfermeira da unidade, o dia D será realizado em 23 de outubro, no turno matutino; na parte da tarde, as ações serão alusivas ao novembro azul, voltados para a saúde do homem.

“Na oportunidade, serão disponibilizadas consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, coleta de corpo de prova (CP) e exame de mamas, testes rápidos, além de um mutirão pela vacinação. Na sala de espera, faremos orientações de prevenção ao câncer de mama”, explicou Suzi.

Hospital Universitário

No HU-FURG/Ebserh, serão oferecidas algumas mamografias para colaboradoras da unidade. As datas ainda serão definidas e divulgadas posteriormente pelo setor de comunicação do hospital.

Institucionalmente

No dia 26, No Campus Carreiros, a FURG realizará uma campanha de arrecadação de lenços no modelo drive-thru, no pórtico de entrada pela rua Padre Nilo Golo, a partir das 9h. O material arrecadado será doado ao setor de oncologia da Santa Casa, onde as pacientes com câncer recebem tratamento.

De forma institucional, a FURG oferece um canal de atendimento para questões relacionadas à saúde para servidores da universidade por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). O setor é responsável também por sanar dúvidas sobre este e outros temas. Para entrar em contato com a unidade, ligue para o número: (53) 3293.5280. No município, outro canal de atendimento é a Liga Feminina de Combate ao Câncer, disponível diariamente das 13h às 17h. Para acessar o serviço, ligue para o fone: (53) 3045.0001.

Assessoria - FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!