A Semana de Arte, Cultura e Indústria Criativa será realizada anualmente, na primeira semana de novembro. O evento, instituído pela Lei Municipal nº 8.712 de 5 de novembro de 2021, proporcionou à sociedade, nesta primeira edição, o retorno de diversos segmentos culturais no formato presencial, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde, conforme os decretos municipais contra a Covid-19.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz, a Semana celebrou a diversidade cultural e o reencontro dos artistas com o seu público “O retorno das atividades presenciais no Teatro e nas Casas de Cultura convidou a sociedade ao reencontro. As iniciativas como shows em restaurantes na hora do almoço, exposições de artes em supermercados, além do furgão Lumina Mundo visitando diversos bairros da cidade fizeram com que Rio Grande respirasse mais cultura”, destaca.
O secretário ainda ressalta que um dos intuitos da Semana foi o contato da comunidade com o tema da indústria criativa. “É fundamental que as pessoas comecem a despertar no sentido de que a cultura também é geradora de economia, além de perceberem que fazem parte dessa engrenagem e que não estão à margem desse processo”. Ainda de acordo com o titular da pasta, a Secretaria está elaborando um programa referente a essa economia e, em um segundo momento, ele se tornará permanente dentro da Secretaria. “ Vamos divulgar em breve quando será dado início ao processo de formação ”, enfatiza.
A I Semana de Arte, Cultura e Indústria Criativa reuniu os segmentos da cultura referente à exposições de nossa história, teatro, palestras, artesanato, encontro literário, oficina de cinema, dança, música, shows, visita à prédios históricos, museus e acervos.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – SCEL