Gestão da UFPel desenha futuras parcerias em visita ao CCMAR
Variadas
Publicado em 08/12/2021

Na última quarta-feira, 1º, a equipe de gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve em Rio Grande para uma agenda junto à FURG. Na oportunidade, o grupo esteve no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) para conhecer as instalações e o conceito do projeto, incluindo a horta urbana, modelo que a instituição manifestou interesse em adaptar e levar para a cidade de Pelotas. A comitiva, composta por nove pessoas, incluiu a reitora Isabel Andrade; a vice-reitora, Ursula da Silva; os pró-reitores, Ricardo Peter, Tiago Vahl, Rosane Brandão e Eraldo Pinheiro; a coordenadora de diversidade e inclusão, Airi Sacco; e as docentes Andrea Bachetini e Giovana Mendes de Oliveira.

Na chegada do grupo ao CCMar, a comitiva foi recepcionada pelo reitor, Danilo Giroldo, e pelo vice-reitor, Renato Duro Dias, acompanhados pelo diretor do Complexo de Museus da universidade, Lauro Barcellos, e pela ex-reitora e atual diretora da Estação de Apoio Antártico da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias. Após um momento de recepção, com troca de experiências e saberes, o grupo participou de uma visitação guiada pelos principais pontos do centro, incluindo salas de aula, auditório, setor administrativo e oficinas, incluindo a horta urbana, oficina de construção e reparo de barcos, e, também, a sala de construção e montagem de móveis e outras peças em madeira.

 

Aproximando as instituições

Para a reitora da UFPel, o momento de aproximação entre as universidades tem uma significativa importância, e os momentos vividos durante a visita de fato proporcionaram e reverberaram tal sentimento. “Momentos como a visita ao CCMar, conhecer os projetos ali desenvolvidos, e ainda, fazer o retorno à Pelotas por meio do Cruzeiro do Saber, foram oportunidades fundamentais para que esse estreitamento de laços de fato ocorresse”, manifestou Isabela. A gestora agradeceu a acolhida, e, em sua fala durante a recepção, destacou a importância de desenhar ações e projetos construídos e consolidados como fruto da parceria entre ambas instituições.

De acordo com o reitor Danilo Giroldo, o CCMar é um projeto que traz imenso orgulho a universidade pela sua capilaridade e potencial transformador para a comunidade atendida. “O projeto vem sendo construído há muitas gestões; muitas pessoas se envolveram para que o centro pudesse se estabelecer”, explicou o gestor. “Este é, na verdade, um grande conceito, uma plataforma de interação com a sociedade, ancorado no reconhecimento dos seus problemas e suas demandas”, completou.

Ainda segundo o reitor, por sua inserção abranger um território caracterizado pelo enraizamento profundo de injustiças sociais, e, partindo do reconhecimento das demandas e problemas da sociedade, é necessário que exista uma série de ações que são desencadeadas por meio do CCMar para agir na solução destes aspectos monitorados”, apontou Danilo.

Dessa forma, se faz extremamente importante a articulação com outras instituições para o desenvolvimento de ações conjuntas e projetos que possam favorecer, sobretudo, a comunidade. O resultado dessas aproximações podem ser inúmeras iniciativas. Atualmente, por exemplo, a horta urbana abastece o Hospital Escola e o Restaurante Universitário (RU) abrigado no centro.

“Foi uma alegria receber a UFPel, uma vez que este é um caminho importante para a construção de projetos em conjunto e futuras parcerias; tanto na criação de novos projetos como na manutenção de ações próximas que já são compartilhadas com a instituição. Na oportunidade, foram debatidas possibilidades de parcerias e foram desenhados cenários para que isso possa acontecer o mais breve possível”, destacou o reitor.

Para o vice-reitor, o estreitamento dos laços entre a FURG e a UFPel é extremamente importante, seja pela potencialidade de ambas instituições, como também pela proximidade que as duas ocupam em relação ao território abrangido pelas ações desenvolvidas. “Na oportunidade, a gestão pode conhecer o projeto do CCMar como um todo, que é uma grande plataforma de extensão da FURG”, explicou.

Travessia hidroviária entre Rio Grande e Pelotas – Cruzeiro do Saber

Ao fim da visita, a gestão embarcou em um dos Barcos Escola do CCMar, para realizar a travessia de Rio Grande até Pelotas por meio do canal hidroviário que liga as duas cidades. De acordo com Renato, essa atividade é inerente ao processo de cultivo do saber intrínseco ao território que o centro se insere, e, portanto, faz parte das atividades do próprio CCMar, chamado de Cruzeiro do Saber.

“Os dois barcos escola do CCMar estiveram envolvidos na atividade, um levando estudantes do centro, e outro levando a gestão da FURG e da UFPel. O momento foi muito importante, pois serviu para estreitar os laços entre as instituições, que, por sua vez, são ligadas por um território que tem características pitorescas e muito particulares, essencialmente devido aos territórios serem banhados por águas. Dessa forma, o percurso, feito por hidrovia, apresenta a potencialidade da região e, em nível acadêmico, ressalta a particularidade da fauna e flora local, ao mesmo tempo que preserva e passa adiante saberes específicos ligados ao território”, concluiu o vice-reitor.

Assessoria  FURG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!