A Prefeitura do Rio Grande divulgou o balanço da primeira etapa do mutirão das cirurgias de cataratas, cujos últimos procedimentos, em 2021, ocorreram no domingo (12). Nessa fase da ação realizada numa parceria firmada entre a Prefeitura, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Santa Casa foram 660 consultas de avaliação oftalmológicas, 5.200 exames e atingida a meta total do mutirão, ou seja, 320 cirurgias de cataratas.
Antes de encerrar essa etapa do mutirão, o prefeito Fábio Branco visitou o bloco cirúrgico da Santa Casa e o ambulatório onde foram realizados os procedimentos pré e pós operatório. Branco falou do êxito na realização do mutirão: “Finalizamos e cumprimos a nossa meta nesse final de semana nesta ação compartilhada entre a SES, SMS e o hospital da Santa Casa, em que atendemos aos usuários da lista de espera dos anos de 2017 a 2019 para a cirurgia de catarata.” Em nome da comunidade rio-grandina, ele agradeceu ao governador Eduardo Leite pelo empenho e pela parceria, e antecipa que, em 2022, essas ações vão continuar.
O mutirão
A Prefeitura do Rio Grande, o Governo do Estado e a administração da Santa Casa assinaram, no começo de outubro, um termo de compromisso para realizar um mutirão de cirurgias e consultas de catarata. As cirurgias foram, especificamente, para a população residente em Rio Grande. Na primeira etapa do mutirão e até o final desse ano, estava previsto atender 320 pacientes, que passaram pela triagem e estavam na fila de espera para a cirurgia. Os procedimentos iniciaram em novembro.
O mutirão foi pactuado com o Estado, a partir do levantamento dessa demanda, no começo do ano. A administração municipal identificou 1.200 pacientes aguardando pela cirurgia, desde 2017. Para dar conta da fila de espera dos anos 2017, 2018 e 2019, o Executivo encaminhou o projeto à Secretaria Estadual da Saúde (SES), que culminou com a assinatura do termo de compromisso.
———————————————————
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande