Um grupo de 18 meninas rio-grandinas terá um dia de princesa nesta terça-feira (28) quando será realizada a edição 2021 dos 15 Anos Comunitários. O evento promovido pelo gabinete da primeira-dama Lu Compiani e pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) contará com uma série de atividades que incluem café da manhã, passeio turístico e a tradicional valsa. “Esta atividade foi realizada com uma série de parceiros e tem o objetivo de proporcionar um dia de sonho que fique guardado na memória destas meninas”, afirma a primeira-dama.
Para garantir uma experiência completa já foram realizadas diversas etapas de preparação, com ensaios fotográficos em estúdio, produzidos no Clube Náutico Almirante Barroso, e também em espaços internos e externos do Centro Histórico, como na Biblioteca Rio-grandense e no Museu da Cidade do Rio Grande. Além disso, as debutantes também receberam uma oficina de automaquiagem, ofertada pelo Instituto Domingues.
As 18 participantes desta edição foram selecionadas pela SMCAS junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e instituições de abrigamento. De acordo com o secretário, Evandro Silveira, a ação visa trabalhar a autoestima e o valor humano por meio de um momento de felicidade para as participantes e suas famílias.
Programação do dia
A programação inicia logo cedo, com um café da manhã especial no Hotel Laguetto, oferecido pelo Restaurante Marcos. Em seguida, as meninas farão um passeio pelos principais pontos turísticos do Município, acompanhadas por uma guia da Associação de Guias de Turismo do Rio Grande (AGTUR), ação que deverá se estender até o fim da manhã.
O almoço será fornecido pela Galeteria da Nona, no CCMar, de onde, posteriormente, as debutantes irão até o Museu Oceanográfico. No local será realizado um novo ensaio fotográfico, nos jardins. Na sequência as meninas serão recebidas no Salão Nobre da prefeitura para a preparação de cabelo e maquiagem.
A partir das 19h30, no espaço em frente às docas do Mercado Público, ocorre a tradicional valsa das debutantes com a participação de uma das mais tradicionais bandas do Rio Grande do Sul, a Banda Musical Gioacchino Rossini.
Em função dos protocolos de enfrentamento à Covid-19, para este ano foram priorizadas atividades em espaços abertos. Para as ações em estúdio e outros ambientes fechados, as debutantes foram divididas em grupo, evitando aglomerações e seguindo às medidas recomendadas pelas autoridades de saúde.
Assessoria de Comunicação - PMRG