Após mutirão organizado pela Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), em parceria com a Colônia de Pescadores Z1 e a Emater/RS-Ascar, 19 moradores da comunidade do Pesqueiro receberam, esta semana, seus novos documentos de identidade. Em novembro, a secretaria organizou o deslocamento das famílias até o Instituto Geral de Perícias (IGP), para a confecção dos documentos, que agora foram entregues diretamente na comunidade.
Entre os beneficiados estão crianças que receberam seu primeiro RG e idosos que tinham documentos antigos. Segundo Mariana Pires, da SMPAC, a ação teve como objetivo facilitar a vida dessas pessoas, proporcionando, gratuitamente, o acesso ao IGP de forma mais ágil, atendendo a uma demanda apresentada pelos moradores aos Agentes Comunitários de Saúde que atuam na região.
NOVA LINHA DE CRÉDITO
Aproveitando a presença na localidade, SMPAC e Emater também dialogaram com os moradores a respeito da nova linha de crédito apresentada pelo Governo Federal e destinada a pescadores artesanais.
Anunciado pela Caixa Econômica Federal no último dia 12, a proposta faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e visa disponibilizar novas modalidades de custeio para financiamento de despesas quanto à captura do pescado e conservação das embarcações. Também é possível aderir a categoria de investimento, que tem foco na aquisição e manutenção de máquinas e equipamentos, além da construção ou ampliação de instalações usadas na atividade.
PESCA PREDATÓRIA
Ainda durante a visita, os técnicos presentes entregaram aos pescadores um panfleto produzido pela SMPAC e Emater a respeito de práticas ilegais de pesca de camarão, como a utilização de apetrechos como o berimbau.
No material também estão apresentadas as Leis que abordam essa e outras práticas não permitidas, além de apresentar os períodos corretos para a pesca de diferentes espécies, assim como os tipos de peixe que tem captura proibida.
Assessoria de Comunicação - PMRG