Safra do camarão é aberta em clima de otimismo
Variadas
Publicado em 02/02/2022

 

Foi em frente as docas do mercado público e diante de caixas abarrotadas de camarão capturado durante a madrugada que o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco e o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif abriram oficialmente a safra do camarão no estuário da Lagoa dos Patos. O ato realizado na manhã de ontem contou com a participação de lideranças do setor pesqueiro, pescadores e comerciantes.
“Aguardamos uma safra excelente e estamos otimistas. Os efeitos da estiagem estão fora do nosso controle, mas cremos pela perspectiva e o conhecimento empírico dos pescadores que será uma grande safra para os pescadores do RS”, diz Seif.
O secretário nacional, que logo depois participou de um seminário para discutir propostas de alteração no período de defeso, aproveitou a passagem por Rio Grande para tratar de temas sensíveis para os pescadores da região como a pesca de arrasto. Seif se posicionou firmemente contra a prática e defendeu uma fiscalização tanto na costa como dentro do estuário. “Os barcos grandes e pequenos precisam do mar e dos recursos, mas alguns não respeitam as regras, por isso a pesca de arrasto está suspensa e tomamos medidas para que estes barcos sejam monitorados. Dependemos muito da fiscalização e os infratores devem ser exemplarmente punidos, mas não se pode criminalizar toda a atividade por causa daqueles que desrespeitam a lei”, afirma.
A perspectiva de uma fiscalização rígida sobre pescadores clandestinos e a pesca de arrasto, anima ainda mais os profissionais que vislumbram uma safra de grandes resultados. Esse clima anima inclusive o prefeito Fábio Branco que revela buscar uma aproximação cada vez maior da Secretaria Nacional da Pesca para que o município possa desenvolver projetos de atração de indústrias do setor, interessadas em instalar unidades de processamento e produção na cidade.
“Com o apoio da FURG estamos finalizando um programa de desenvolvimento em cima da matéria-prima pescado, pois somos um dos maiores polos pesqueiros do Brasil e estamos perdendo de agregar valor a este produto aqui, por isso queremos dar condições de fiscais, tributárias e um ambiente de negócios propício para que se possa incentivar empreendedores locais a melhorar suas instalações e processos e que indústrias de fora possam voltar ou se instalar em Rio Grande gerando mais empregos e renda, com esta atividade que para nós é natural e parte da nossa cultura”, declara.

ESCRITÓRIO LOCAL
Ainda pela manhã, Branco e Seif assinaram os termos de um convênio que possibilita a abertura de um escritório da Secretaria Nacional da Pesca na cidade. A repartição funcionará dentro da Secretaria de Agricultura, Pesca e Cooperativismo com servidores prefeitura. No local os pescadores poderão fazer cadastramentos, recadastramentos e acessar serviços do órgão nacional.

Assesssoria de Comunicação - PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!