Saúde apresenta ao Legislativo relatórios financeiro e de gestão do 3º quadrimestre de 2021
Variadas
Publicado em 27/02/2022

Os relatórios Financeiro e de Gestão referentes ao último quadrimestre de 2021 da Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande foram apresentados, na última sexta-feira (25), em audiência pública da Comissão de Saúde na Câmara de Vereadores. No dia anterior, os relatórios foram aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde. A apresentação no Legislativo durou mais de duas horas e coube à titular da Secretaria, Zelionara Branco destacar alguns números da gestão no período.
Um dos destaques apresentados no Relatório Financeiro foi para o valor aplicado em Saúde no 3º quadrimestre de 2021: R$ 37.201.532,73 , ou seja, 20,51% do total da Receita. O percentual é maior que o mínimo exigido por lei, 15%.
Ao citar alguns programas que tiveram avanços no 3º quadrimestre, a secretária da Saúde comentou o trabalho realizado no mutirão de cataratas, iniciado no final de 2021. Até agora, foram cerca de 580 cirurgias, de um total de quase mil pacientes que aguardavam na fila de espera, há vários anos. Além desse mutirão, a secretária adiantou que outras atividades semelhantes são previstas para atender as demandas reprimidas por exames de ultrassonagrafia e colonoscopia, por exemplo. Essas ações estão em estudo junto à Santa Casa do Rio Grande.
Uma demanda superada pela Secretaria, conforme divulgado no relatório de gestão, foi para a área de mamografia. A Secretaria zerou essa demanda reprimida em 2021. No último trimestre, foram 1291 exames realizados nessa área.

Efeito Covid-19

O período abordado no relatório inclui demandas para o enfrentamento à Covid-19. Zelionara Branco destacou as principais causas de mortes apuradas pelo setor de Vigilância Epidemiológica. No 3º quadrimestre, a Covid-19 aparece como o segundo índice de mortes, com 32 casos, contra a diabetes, que aparece em primeiro com 36 óbitos. Outra causa de mortes frequente no período, que surge em terceiro lugar, é a pneumonia: 25 óbitos.
A titular da Secretaria afirmou que a pandemia trouxe várias consequências para a população e aumentou alguns índices, como o da violência. No último trimestre, foram 99 notificações. O número de tentativas de suicídio também aumentou. Foi quase o dobro em relação ao quadrimestre anterior: 58 casos.
Ao finalizar a apresentação, Zelionara Branco disse que “conseguimos mostrar resultados em algumas áreas mais críticas e esse é o nosso desafio”. Acrescentou que “precisamos pensar que sempre podemos fazer algo a mais e melhorar o nosso trabalho”.


Fotos: Roger da Rosa

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Comentários
Comentário enviado com sucesso!