Aproximadamente 21 mil alunos são esperados nas 77 escolas de Rio Grande
A próxima quinta-feira será marcada pelo retorno das aulas 100% presenciais na Rede Municipal de Ensino do Rio Grande. Aproximadamente 21 mil alunos tornam a frequentar as 77 instituições de ensino da cidade, cumprindo todos protocolos de prevenção à Covid-19 baseados nas orientações do governo do estado.
Para preparar e melhorar a estrutura das escolas, antes da volta dos estudantes, a Secretaria de Município de Educação (SMEd) investiu aproximadamente R$ 1 milhão em obras e consertos pontuais.
“No decorrer de 2021 fizemos desde pequenos reparos internos, como pinturas e manutenção preventiva, até obras importantes como conserto de telhados e de redes elétricas”, diz a superintendente de gestão da SMEd Cecília Peruzzo. Conforme a superintendente as obras ainda devem continuar ao longo deste ano, tendo em vista as demandas e o tamanho da rede.
PROJETO CÍVICO-MILITAR
A Escola Cívico-militar Cipriano Porto Alegre está entre as instituições do Município que retomam as atividades neste dia 3 de março. O projeto foi adotado depois de ser aprovado pela comunidade escolar em uma audiência pública realizada em dezembro.
A proposta é de que militares inativos da Marinha do Brasil possam prestar apoio à escola – que continua sendo administrada pelo Município – na promoção de atividades extracurriculares em turno inverso, para alunos do 6º ao 9º ano.
A diretora da escola, Rosa Maria Casanova, explica que as atividades do colégio iniciarão normalmente na quinta-feira. O Município aguarda a chegada dos militares que atuarão como monitores e auxiliares das atividades e dos projetos desenvolvidos dentro do projeto cívico militar. Conforme Rosa, ainda não há previsão da chegada dos militares.
PANDEMIA
Para reduzir os riscos de contágio dentro das escolas, a SMEd junto à Secretaria da Saúde, adotou uma série de protocolos. Para iniciar as aulas todas as instituições devem estar com o Plano de Contingência atualizado, além de observar as medidas básicas de segurança sanitária como o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e higienização frequente dos espaços coletivos. As escolas também devem organizar ações de educação em saúde e reforçar a importância da vacinação, mesmo que a apresentação do passaporte vacinal não seja obrigatória.
PROCEDIMENTOS PARA CASOS POSITIVOS
Quando estudante ou professor (sintomático) for confirmado com Covid-19, o isolamento será de sete a dez dias a partir do início dos sintomas. Para casos positivos dentro de salas da Educação Infantil, o monitoramento de alunos e professores ocorrerá por 14 dias. A partir de três casos positivos as atividades presenciais da turma serão suspensas por dez dias, a contar do comparecimento do indivíduo positivado por último.
Nas turmas de Ensino Fundamental, alunos ou professores sintomáticos serão afastados por dez dias. Nas situações enquadradas como contato próximo (sem uso de máscara) e estiverem assintomáticos ou tiverem contato com positivados, apenas o estudante será afastado, sem a necessidade de testagem. Os professores deverão ser testados antes do afastamento.
Assessoria de Comunicação - PMRG