Marcada pela volta às aulas, na quinta-feira (3) foi de movimentação da comunidade escolar que retomou suas atividades de forma 100% presencial. No maior colégio da rede municipal de o Helena Small, a tarde foi de recepção das turmas de anos iniciais e reuniões entre pais e professores da educação infantil.
Para garantir que a chegada dos estudantes não causasse aglomeração, a direção organizou uma escala de horários diferenciados para a entrada das 22 turmas. O pequeno Lucas, de 9 anos, não esconde a empolgação em poder conhecer novos amigos, mas não esquece quais cuidados deve tomar para se proteger da Covid-19.
“É muito importante lavar as mãos, usar a máscara e não emprestar material para o colega”, diz Lucas, ciente das lições que aprendeu em casa durante a pandemia. Em clima de animação, ele conta que esperou ansioso pela volta das atividades presenciais. “Eu já tomei a vacina e agora posso aproveitar melhor o colégio e a companhia dos meus colegas”, afirma.
Ao falar sobre o início das aulas, a diretora do Helena Small, professora Andréa Escova, relata que a instituição observa todos os cuidados para a prevenção ao contágio da Covid. “Estamos vendo bastante preocupação dos pais e professores em relação a doença, mas, ao mesmo tempo, uma ansiedade muito grande, pois são dois anos fora da escola. Dentro do possível, cumprimos todos os protocolos previstos”, afirma.
A professora relata, ainda, que desde o período das aulas em formato híbrido, os protocolos de prevenção já eram trabalhados com os alunos e continuarão sendo abordados dentro das salas de aula.
Para Nicole Bento, mãe do Enzo, de 8 anos, o dia foi de ansiedade e felicidade pelo início das atividades. “Como mãe eu fico um pouco receosa por causa da pandemia, mas quero que tudo corra bem. Com as crianças bem instruídas sobre o uso das máscaras e do álcool em gel nós esperamos que dê tudo certo”, declara.
AVALIAÇÃO DA SMED
O secretário da Educação, Henrique Bernardelli avalia como tranquilo o início do ano letivo. “Já tivemos no ano passado uma volta parcial e agora esse retorno total, com as escolas bem preparadas. Acredito que é um retorno importante à normalidade. Esperamos conseguir melhorias no aprendizado e recuperar as perdas destes dois anos de pandemia”, diz.
Segundo Bernardelli, a SMED trabalha, ainda, para ajustar a carga horária de professores e distribuí-los nas 77 escolas da rede que atende cerca de 21 mil alunos.
__________________________________________________________
Fotos: Eduardo Bozzetti
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande