Aconteceu na noite da última quinta-feira,10, no Teatro Municipal do Rio Grande, o descerramento de duas placas em homenagem aos sessenta anos de carreira no Teatro, de Valter Sobreiro Jr, um dos maiores expoentes do cenário teatral gaúcho e também ao Centenário da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. O momento marcado pela emoção da trajetória do dramaturgo rio-grandino e da Escola,que possui uma trajetória memorável na cidade, contou com autoridades, representantes da classe artística, professores e alunos da Escola.
“
Estamos aqui nessa noite para eternizar uma parte de nossa história e de nossa gente e isso só poderia ser feito pelo amor. É o momento de agradecer a Valter Sobreiro Junior pelo o seu amor ao Teatro e sua dedicação as artes cênicas nesses sessenta anos de trabalho, pesquisa e dedicação. Também destacar o amor de toda a equipe da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, equipe atual e passada,que fez com que hoje tivéssemos aqui homenageando os cem anos desta instituição” destacou o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luís Henrique Drevnovicz.
Já a Superintendente da Secretaria de Educação, Cecília Puccinelli, parabenizou a Escola de Belas artes pela sua trajetória e destacou que a instituição de ensino foi um marco em sua vida. “É fundamental aos professores terem essa experiência com o Belas para que esses enxerguem o ensino e a forma que a instituição incentiva os artistas locais “Trabalhar na Escola de Belas Artes me possibilitou ver o outro lado do trabalho artístico desenvolvido com os alunos além da trajetória de educação e cultura para a nossa gente” comentou Puccinelli, cumprimentando o homenageado pela sua expressiva atuação no Teatro.
Em seu pronunciamento, o Vice-Prefeito, Sérgio Webber, parabenizou a trajetória do dramaturgo, e também a expressiva participação da Escola de Belas Artes em nossa cidade.
O dramaturgo Valter Sobreiro Júnior disse que é com satisfação e orgulho que recebe a homenagem de sua terra natal que ficará materializada através da placa descerrada no Teatro Municipal do Rio Grande:
“Completei, em 2021, 60 anos de carreira dedicada ao Teatro. Desenvolvi meu trabalho na cidade vizinha Pelotas, e tive a oportunidade de difundí-lo a mais de sessenta cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e também ao nosso vizinho Uruguai” comenta com orgulho o diretor de Teatro. Valter também lembrou das vezes que prestigiava as peças no Theatro Politeama e Teatro Avenida.
Por sua vez, a diretora da Escola de Belas Artes, Marisa Saad, disse que o Centenário da Escola é uma marca eterna na vida da comunidade rio-grandina. “Temos grandes nomes que saíram do Belas. Procuramos levar a arte ao máximo de sua manifestação em todas as áreas que a instituição oferece desde a música, as artes plásticas, teatro e dança” explica agradecendo a distinção em nome da Escola.
Após o descerramento das placas, o público contou com a apresentação da bailarina Maria Oliveira da Escola de Belas Artes, e do violinista Leonardo Soldeira. O espetáculo Teatral “Pai de Deus”, com texto de Valter Sobreiro Júnior, foi encenado pelos atores Germano Rusch e João Schmidt.
———————————————————
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande