A partir da próxima semana os tutores de animais domésticos adotados mediante termo de guarda emitido pela Prefeitura até março de 2022 devem procurar a Secretaria da Causa Animal (SMCA) para agendar o procedimento de castração de seus cães e gatos.
Conforme o cronograma divulgado pela SMCA, tutores com termos emitidos até fevereiro devem buscar o agendamento entre os dias 4 a 11 de abril, já aqueles cujo documento foi expedido em março, devem se dirigir até a Secretaria no período entre 2 e 8 de maio.
Para marcar o procedimento o munícipe precisa comparecer na sede da SMCA, dentro do prazo estipulado, portando o termo de guarda e o documento de identidade. A secretaria atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na rua General Vitorino, nº 666 (subsolo). O telefone para atendimento é o 3233-7276.
COMO SOLICITAR A CASTRAÇÃO ?
Em 2021 a Prefeitura fez aproximadamente 1720 castrações gratuitas em animais domésticos. Além dos cães e gatos tutelados por pessoas de baixa renda que têm o procedimento garantido pelo termo oficial de adoção, a SMCA também atende animais em situação de rua e vulnerabilidade – com mais de seis meses. O atendimento segue os requisitos estabelecidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
De acordo com a secretária Laurinha, atualmente o castramóvel realiza de 12 a 20 esterilizações por dia, no entanto, ainda há grande quantidade de demanda. “A castração é uma política indispensável para um controle populacional de animais eficaz e não higienista, além de ser um ato de guarda responsável”, afirma a gestora.
Para solicitar a cirurgia, o munícipe deve entrar em contato com a SMCA e cadastrar todos os animais que estão sob sua guarda. Com base nestes registros, a pasta prepara o sistema para atendimento da demanda conforme a disponibilidade e exigências legais. Com monitoramento e planejamento, o objetivo é fazer a castração se antecipando ao período de cio.
Na data marcada para a esterilização o tutor tem a responsabilidade de levar o animal até o castramóvel. A SMCA instrui que, na data, o munícipe mantenha o turno de realização da cirurgia disponível para aguardar a liberação do animal. O responsável recebe todas orientações necessárias para cuidar do animal em casa. O período médio para recuperação da cirurgia é de 7 dias.
———————————————————
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande