Ação capacita e orienta mulheres pescadoras na Ilha da Torotama
Variadas
Publicado em 29/03/2022

Dentro da programação do Março Lilás, foi realizada, no último final de semana, uma ação de capacitação e orientação para as pescadoras residentes na Ilha da Torotama, no interior do município. Ao todo 40 mulheres participaram de palestras, rodas de conversa e oficina de artesanato. Promovida pela Colônia de Pescadores Z-1 em parceria com a Secretaria de Município da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), Emater/RS – Ascar e Senac, a atividade teve como objetivo explorar temas próximos da realidade das mulheres que atuam como pescadoras e estimular o debate sobre direitos, educação financeira e alternativas para a geração de renda. Foram promovidas duas palestras sobre o assunto, com participação de duas advogadas, uma contadora e a equipe técnica da Emater.

O evento também contou com a participação de uma redeira da Colônia Z-3 de Pelotas, que explicou um pouco da sua experiência no trabalho de artesanato com redes e demonstrou sua técnica.  “Penso que foi a parte que as mulheres mais gostaram e um dos pontos fortes do dia”, conta a representante da SMPAC, Mariana Pires. A partir das avaliações positivas das participantes, novos eventos do tipo devem ser realizados ao longo do ano.

SERVIÇOS

Além das conversas, a ação levou até as pescadoras uma série de serviços de autocuidado e embelezamento oferecidos pelo Senac, como corte de cabelo e maquiagem. Equipes da Secretaria de Saúde também estiveram presentes com a unidade móvel de IST/Aids, para a oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite, entre outros.

Assessoria de Comunicação - PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!