Prefeitura finaliza pacote de ações para melhorar a segurança
Variadas
Publicado em 29/03/2022

Diante do aumento da violência na cidade, a Prefeitura do Rio Grande busca alternativas para qualificar a segurança no município. Entre as estratégias planejadas e que começam a ser executadas estão armar a Guarda Municipal, ampliar o videomonitoramento, melhorar a integração entre as forças de segurança e estabelecer um programa em defesa da cultura de paz que envolva toda a comunidade, a exemplo do que acontece em cidades como Porto Alegre e Pelotas.

Aprovado no ano passado pela Câmara de Vereadores, o porte de armas de fogo por guardas municipais está prestes a sair do papel. A Secretaria de Segurança, Mobilidade e Acessibilidade trabalha para ajustar as questões administrativas como o Termo de Cooperação que deve ser firmado com a Polícia Federal para garantir um trabalho de acordo com o que determina a legislação.

Segundo o secretário Anderson Castro a expectativa é de que entre 30 e 60 guardas possam atuar armados em Rio Grande ainda neste ano. “Estamos fazendo os aprontes finais para lançar o edital do curso. A nossa meta é concluir a formação e termos a guarda municipal armada no mês de dezembro, ao menos a primeira turma”, afirma.

Castro comenta, ainda, que já está em construção o espaço que será utilizado para armazenar o armamento de acordo com os parâmetros estipulados pela Polícia Federal. O modelo das armas usadas, também, está prestes a ser definido. “Em breve iremos agendar uma visita do fabricante das armas para análise, mas possivelmente optaremos por pistolas de 9mm”, acrescenta.

Outro reforço prestes a sair do papel é a ampliação do sistema de videomonitoramento. Por meio de um convênio com o Governo do Estado, através do programa RS Seguro, o município foi beneficiado com cinco novas câmeras com tecnologia OCR, que permite a leitura de placas de veículos roubados ou furtados e outras situações.

Segundo dados da Secretaria de Segurança, desde o início do ano o sistema de videomonitoramento flagrou 187 ocorrências através das 16 câmeras em funcionamento no município. Entre os crimes estão roubos de cabos e fios, agressões e assaltos a pedestres. Neste ano, desde o início de março, 27 ocorrências foram captadas pelas câmeras.

“Estamos trabalhando para ampliar o videomonitoramento, o que irá levar mais eficiência para o trabalho dos órgãos de segurança e no apoio operacional das equipes que atuam diariamente nas ruas. E também para produção de provas para investigações”, diz Castro.

GESTÃO INTEGRADA PELA PAZ

Como forma de compartilhar informações para aprimorar o monitoramento da violência, as equipes da Prefeitura, forças de segurança e o Governo do Estado atuam em conjunto e realizam reuniões periódicas do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) nas quais são feitas análises e trocas de informações sobre a criminalidade, além de um plano conjunto de ações. O último encontro ocorreu na segunda-feira (28) e uma nova rodada de conversa e planejamento está agendada para esta quarta-feira (30).

Neste contexto de buscar uma maior integração tanto com os órgãos de segurança como com a comunidades está sendo finalizado, pela equipe da Secretaria de Segurança, um projeto capaz de envolver vários setores em busca de uma cidade mais segura. “Através destes projetos queremos trabalhar com os jovens, adolescentes e as famílias. É uma forma de atuar justamente com a questão do comportamento nas famílias, na sociedade e tudo o que isso envolve”, diz o secretário.

—————————————————————————————

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

 

Comentários