H1N1 – Aumenta procura por doses da vacina contra a gripe em Rio Grande
Variadas
Publicado em 05/04/2022

José Ronaldo Spotorno tem 70 anos e nesta segunda-feira (4) à tarde foi até ao Posto IV (Canalete), no Centro de Rio Grande, para seguir o roteiro que adotou desde os 60 anos: tomar sua dose anual da vacina contra a gripe H1N1. Para ele, a vacina auxilia bastante no combate do vírus da gripe. “Se ela vier, virá fraca e o uso de medicamentos ou a necessidade de ficar internado em hospital serão mínimos, por isso a vacina é um bem para a saúde”, avalia.
Assim como José Spotorno, várias pessoas com mais de 60 anos compareceram aos locais disponibilizados pela Secretaria da Saúde que iniciaram, nesta data, a vacinação contra a gripe H1N1. Somente no Posto IV foram mais de 150 pessoas vacinadas.
A imunização das pessoas nessa faixa etária na cidade faz parte da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, do Ministério da Saúde, que ocorrerá até o dia 2 de maio em todo o Brasil e atenderá, nessa etapa, idosos e trabalhadores da área da Saúde.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Além do Posto IV e outros locais disponibilizados pela Secretaria da Saúde no município, a Vigilância Epidemiológica está indo com equipes até às instituições que abrigam idosos para realizar a imunização desse público.
Os locais para receber a vacina contra a gripe H1N1 são:
– Posto IV – Canalete, das 8h30min às 11h30min – 100 fichas e das 14h às 17h – 120 fichas;
• Praça Shopping – apenas idosos: das 14h às 17h – 120 fichas;
• Postos de Saúde do Município – necessário confirmar na Unidade o dia e horário da vacinação
DOCUMENTOS
Para vacinar, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação, onde será anotado tanto a dose contra a Influenza, como a da Covid-19.
ORIENTAÇÕES
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica na SMS, Valéria Risso, reforça que a campanha contra a gripe Influenza ocorrerá no mesmo período em que está sendo desenvolvida a vacinação contra a Covid-19. “Quando as pessoas forem fazer a vacina Influenza, também podem receber a dose contra o vírus da Covid-19”. É necessário levar a carteira de vacinação, pois as equipes de Saúde aproveitam esse momento para avaliar a situação vacinal e atualizar as vacinas em atraso.
RECOMENDAÇÃO
Outra pessoa que procurou o Posto IV em busca da vacina contra a gripe H1N1 foi Odejadir Santos Oliveira, 77 anos. Ele diz que desde os 60 anos toma a vacina e, de lá pra cá, nunca mais ficou gripado. Todas as vezes que tem campanha ele entra na fila em busca de sua dose. Se não tem vacina em um local, procura outro posto. Ele aconselha: “Venham se vacinar porque faz bem”.

Assessoria de Comunicação - PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!