Apesar dos prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicarem uma previsão de chuvas abaixo da média durante o outono as equipes da Secretaria de Zeladoria estão intensificando a recuperação do sistema de drenagem pluvial e as redes subterrâneas. O objetivo das ações é evitar a ocorrência de alagamentos nas áreas mais críticas.
Os dados do Inmet mostram que os meses de abril, maio, junho, julho e setembro costumam ser os mais chuvosos na cidade. No trimestre maio, junho e julho a precipitação média mensal fica na casa dos 120 milímetros.
No último final de semana de março quando a chuva ficou acima dos 20 milímetros, o sistema suportou bem e, conforme os levantamentos das equipes da Zeladoria não foi registrado nenhum alagamento grave. “Isso se deve a constante limpeza e desobstrução das galerias de acesso ao excedente pluvial além da manutenção periódica das casas de bombas”, diz o secretário Marlon Soares.
Apesar do resultado positivo as ações diárias nas galerias subterrâneas seguem como as realizadas esta semana no bairro São João, desde a rua Manoel Gonzáles Lopes até a Otelo Gonçalves. Ali foi feita a retirada de tubulação para reparo e após a limpeza, a abertura de valetas na rua Eurico Gaspar Dutra e vias próximas.
O cronograma das próximas semanas inclui limpeza e manutenção da rede nas ruas Campos Sales e Vieira de Castro.
CALÇAMENTO E NIVELAMENTO
Ainda com o objetivo de fazer funcionar melhor o sistema de escoamento as equipes da Zeladoria têm realizado uma série de obras de nivelamento de ruas. Nesta semana o trabalho chega na Vila Maria, Bairro Aeroporto e acostamento da RS-734 (até a Avenida 1º de maio), todos pontos considerados de alto risco de alagamento.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande