Com a retomada das atividades de graduação programada para a próxima segunda-feira, 25, como resultado de uma caminhada gradual de retorno progressivo à ocupação dos campi da universidade, a FURG teve – e continua tendo -, no seu Plano de Contingência, um documento responsável pela organização e padronização de protocolos de ação para a manutenção de um ambiente sanitário seguro. Nesta quarta-feira, 20, o Plano ganhou sua mais nova versão.Documento baliza protocolos de ação na universidade para manutenção de ambiente sanitário seguro
tualização
Compondo uma das menores alterações textuais no documento desde o início do contexto pandêmico, a versão 1.9 do Plano de Contingência da FURG traz uma atualização nas instruções de medidas coletivas e individuais de prevenção e proteção nos ambientes institucionais. Agora, o documento passa a considerar a adoção dos conceitos e definições estabelecidos pelo Centro Estadual de Vigilância Sanitária, em sua nota informativa de Nº 42, responsável por balizar condutas em caso de surto da covid-19. Ainda em tempo, o documento também reforça o item seguinte, que institui a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial para estudantes, professores, técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados em ambientes fechados, além de recomendar o uso em ambientes externos.
De acordo com o vice-reitor, Renato Duro Dias, as medidas foram tomadas segundo entendimento do Comitê de Monitoramento da Covid-19 na FURG. “No atual momento da pandemia, considerando os indicadores epidemiológicos; os percentuais significativos de vacinação da comunidade universitária; a baixa demanda dos serviços de saúde relacionada à pandemia no país, no Estado e nos municípios onde a FURG atua; e a exigência de passaporte vacinal na universidade, o Comitê entendeu pertinente manter o uso obrigatório de máscaras nos espaços fechados e recomendar o uso nos espaços abertos”, esclareceu o gestor.
Na próxima segunda-feira, 25, a FURG se prepara para receber cerca de 8 mil estudantes que retornam para o cumprimento de atividades acadêmicas presenciais em integralidade, com o início do semestre letivo de 2022.
Assessoria - FURG