Em comemoração aos 93 anos do prédio do antigo Cine Theatro Avenida, nesta terça-feira (3), o Teatro Municipal do Rio Grande preparou uma programação especial com ações durante todo o dia, direcionadas aos alunos da Rede Pública de Ensino do Município, das escolas Bibiano de Almeida, Barão do Cerro Largo e Agnella do Nascimento. Na ocasião, os discentes serão recebidos com visita guiada, vídeos palestras, atividades lúdicas, teatrais, entre outras.
No turno da manhã, os estudantes dos anos finais terão a oportunidade de conhecer as instalações do teatro, visitar o Memorial Cine Theatro Avenida, além de assistir vídeos que contam a história da edificação e seus 93 anos, bem como, reviver os melhores momentos dos espetáculos que fizeram parte do projeto #teatromunicipalagora. Também participarão de um bate-papo sobre sonorização e iluminação nos espetáculos, com a participação do diretor teatral rio-grandino, Lucas Bezerra Furtado, acompanhado da equipe técnica do teatro composta por Sidinei Rocha e Patrick Valtrick. Por fim, os jovens assistirão ao espetáculo “medea(i)material” – Duo Duou, que é uma adaptação teatral da obra de Heiner Müller, onde aborda o papel da mulher na construção da sociedade ao longo da história.
Já no período da tarde, os alunos das séries iniciais seguirão o mesmo roteiro dos estudantes da manhã, porém, em substituição à peça teatral, que possui classificação adulta, será realizada uma contação de história do livro: “ A Montanha de Livro Mais Alta do Mundo”, da autora espanhola Rocio Bonilla.
Para as redes sociais estão programados uma série de vídeos contendo depoimentos de personalidades do mundo das Artes Cênicas, da Cultura e com relação direta com a História do Cine Theatro Avenida, os quais serão publicados aleatoriamente durante o dia no Instagram da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer: @secult_rg e do Teatro Municipal: @teatromunicipaldoriogrande, e também no Facebook dos mesmos: https://www.facebook.com/secultrg/ e https://www.facebook.com/teatromunicipalrg.
Cine Theatro Avenida – 93 anos de história
O Cine Theatro Avenida, atual Teatro Municipal do Rio Grande, foi inaugurado no dia 3 de maio de 1929, no chamado Boulevard Major Carlos Pinto – hoje rua Major Carlos Pinto – que à época separava a “cidade antiga da cidade nova”. O Avenida seguiu com suas atividades até o ano de 1983, quando foi entregue pelo Executivo Municipal. Assim, a partir do seu restauro, aconteceu a abertura para a comunidade como Teatro Municipal do Rio Grande.
O Teatro possui o Memorial Cine Theatro Avenida, inaugurado em 18 de maio de 2001, integrando o Programa de Educação Patrimonial do Município. Dentre o acervo, destaque para o Projetor de Filmes – BAUER. O espaço também abriga cerca de 200 livros, que revelam o universo do Teatro, além das obras de literatura, que servem como referência para quem pretende ler, pesquisar e embarcar no mundo da ficção. O Clube do Livro Polytheama, projeto de incentivo à leitura, apresenta dicas de livros mensais nas redes sociais e ainda disponibiliza os mesmos livros para empréstimo.
Neste aniversário de 93 anos, o Teatro Municipal do Rio Grande quer mostrar que a arte é a expressão primordial na busca por uma visão mais ampla da sociedade, capaz de expressar respeito, cidadania e igualdade. E é com a representação dos atos humanos, nos fazendo rir ou chorar, que podemos criticar, sugerir e redefinir caminhos a serem trilhados nessa jornada chamada vida.
Assessoria de Comunicação - PMRG