É dia de feira !
06/05/2022 09:09 em Variadas

Após hiato de 2 anos, 48ª edição da Feira do Livro da FURG retorna à praça Didio Duhá com atrações para públicos diversos

Situada no coração do balneário Cassino, a praça Didio Duhá ganha um novo colorido neste outono para, mais uma vez, sediar a principal atração cultural e literária da região.

Até o dia 15 deste mês, a 48ª Feira do Livro da FURG reúne no espaço 16 bancas de livreiros e editoras, sessões de autógrafos, concursos literários, shows musicais, espetáculos teatrais e de dança, oficinas, exposições, saraus e mateada, além das atrações já conhecidas do grande público, como a Rua das Crianças.

O tema desta edição é "Miradas de um Pampa Sul-americano". A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, 4, às 20h30, na Arena Cultural, com as presenças do reitor Danilo Giroldo, do vice-reitor Renato Duro Dias e de outras autoridades. A 48ª Feira do Livro tem como patrono o poeta e fotógrafo Sérgio Carvalho Pereira.

O primeiro lançamento literário acontece já em meio à cerimônia, com a apresentação pública do livro "Narrativas de Vida: Pensando a Universidade Federal do Rio Grande". Organizada pelas professoras Aimée Bolaños, Adriana Senna e Eliana Tavares, a obra foi idealizada no contexto das comemorações ao cinquentenário da FURG, e busca pensar a universidade por meio de narrativas de vida. A noite de estreia será encerrada com a apresentação ao vivo da banda Rossini.

Entre as atrações selecionadas para os próximos dias, estão apresentações musicais com Luiz Marenco, Lucio Yanel, Paola Kirst e Pedro Borghetti e a Big Band da FURG, além de uma entrevista aberta com as ativistas indígenas Telma Taurepang e Shirley Krenak

Ajustes no formato
Inicialmente marcada para ocorrer durante o verão, a Feira foi adiada devido ao aumento, em fevereiro, do número de casos de Covid-19 no município e também no Estado do Rio Grande do Sul.

A mudança de calendário permitiu à comissão organizadora fazer ajustes no formato da programação. Entre as novidades neste ano, com a realização excepcional que coincide com o período letivo da criançada, estará a visitação de alunos de escolas das redes pública e privada. Entre os dias 9 e 13 de maio, a Feira irá acolher, das 15h às 17h, as escolas com uma programação especialmente voltada para o atendimento das crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Além das atrações fixas, o evento preparou uma série de novidades que dialogam com o momento pós-pandêmico e de retorno às atividades. No chamado Espaço Plural, acontecerá uma série de atividades, durante todo o período da feira, envolvendo parceiros e convidados como Ecomouseu, Leia Rio Grande, Unegro, Sesc/Senac, Semente Crioula, Bicharada Universitária, Núcleo de Exposição Fresta e Cooperart. O mesmo espaço também sediará três exposições artísticas permanentes.

Sessões de autógrafos
Ao longo de nove dias de evento, a tradicional sessão de autógrafos da Feira do Livro é uma das ações mais esperadas da celebração. Neste ano, 45 artistas terão o espaço disponível para divulgar suas obras e trocar experiências com o público. Um dos autores que prometem reunir grande público é o jornalista Marcelo Cosme, da Rede Globo. O rio-grandino vem lançar seu livro "Talvez Você Seja...: Desconstruindo a LGBTfobia Que Você Nem Sabe Que Tem".

Assessoria - FURG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!