Equipe de Saúde Prisional da SMS completa vacinação contra Influenza na PERG
16/05/2022 12:57 em Variadas

A equipe de Saúde Prisional que atua na UBS dentro da Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG) completou, na sexta-feira (13), a vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) para cerca 741 Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) que vivem naquela instituição. Trabalhadores da Susepe e da Brigada Militar que atuam na PERG também foram vacinados. A equipe está ligada ao Programa de Saúde Prisional da Secretaria de Município da Saúde (SMS) e tem sido uma referência em atendimento nessa área no Estado.
Outro dado que demonstra a qualidade dos serviços prestados pela equipe de Saúde Prisional naquela UBS refere-se aos casos de Tuberculose na PERG. Os números estão abaixo dos índices de Tuberculose no Sistema Prisional no Brasil. Atualmente, 12 casos estão em tratamento. A coordenadora do Programa de Saúde Prisional da SMS, Maria da Penha Silveira salienta que há um índice de 100% de cura dos apenados que permanecem durante todo o período de tratamento privados de liberdade.

COMPETI-TB 2022

Na semana passada, o trabalho desta mesma equipe foi premiado com a primeira colocação na Competição em Saúde Contra a Tuberculose no Sistema Prisional (COMPETI-TB 2022). A atividade envolveu mais de 150 participantes, distribuídos em 19 equipes, contemplando oito das 10 Delegacias Penitenciárias Regionais, seis das sete macrorregiões de Saúde do Estado e 21,43% da população privada de liberdade (PPL).
Maria da Penha afirma que o comprometimento da Equipe Multiprofissional, que tem como diretor técnico da UBS Prisional o médico Edilon da Matta Talaier, e o trabalho voltado à Atenção Primária em Saúde desenvolvido dentro da PERG são diferenciais que garantiram a primeira colocação na competição estadual, cuja premiação ocorreu na semana passada. Ela acredita que “é necessário não só manter as atividades já desenvolvidas, como também fortalecer as ações preventivas de saúde contribuindo, com isso, na melhoria dos índices epidemiológicos em relação às doenças infectocontagiosas do município”.
A iniciativa do COMPETI-TB 2022 foi do Grupo de Pesquisa e Extensão com Foco no Sistema Prisional (NUPESISP) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).
Dez desafios foram propostos pela organização da competição. Um deles era a criação de uma atividade de educação permanente direcionada aos profissionais da instituição prisional sobre medidas de controle da tuberculose. A equipe de Rio Grande superou todos os desafios no prazo estabelecido pelos organizadores.

Assessoria de Comunicação - PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!