Em busca de um ar cada vez mais puro
20/05/2022 20:49 em Variadas

Garantir que o ar respirado em Rio Grande seja o mais puro e saudável possível é o objetivo da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS e a Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMMA).

A parceria foi reforçada com o convênio firmado entre Portos-RS e a Prefeitura durante a visita do governador na quinta-feira (19) pelo qual o município passará a fornecer os dados de monitoramento do ar para o banco de dados estadual da Fepam.

Estes dados são obtidos por uma estação de monitoramento cedida pela UFRGS e instalada na sede da secretaria, no prédio da Justiça Federal. A cidade tem ainda outras duas estações sob responsabilidade da Portos-RS e instaladas no Distrito Industrial.

“O convênio com a universidade é um grande passo em relação ao monitoramento do ar e para que possamos entender a questão do nosso meio ambiente e tomar as melhores decisões para o desenvolvimento econômico e preservação ambiental”, declara o secretário municipal de Meio Ambiente, Pedro Fruet.

 

*Parceria com a UFRGS*

 

Apesar de ainda não haver convênio oficial, equipes da UFRGS e a SMMA já atuam juntas em projetos de análises técnicas da qualidade do ar, um trabalho pensado a longo prazo para o estudo da bacia de ar do Rio Grande.

 

Entre os objetivos da parceria também está uma pesquisa para subsidiar as decisões que visam o desenvolvimento econômico. A intenção é analisar se o município tem condições para receber novos empreendimentos, sem prejudicar a qualidade do ar.

 

“É um estudo técnico para auxiliar na tomada de decisões para o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, para sabermos se a capacidade de recepcionar novos empreendimentos emissores de gases está saturada ou não”, diz Fruet.

 

Além disso, UFRGS e Secretaria atuarão em conjunto para analisar e antecipar possíveis pioras na qualidade do ar em dias específicos, situações que podem estar relacionadas com condições meteorológicas ou eventos que possam interferir no ar do município. Com os dados em mãos de maneira antecipada, a ideia é orientar indústrias e outros empreendimentos sobre a necessidade de reduzir emissões nestes períodos.

Assessoria de Comunicação- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!