Escola Pública de Trânsito inicia projeto piloto das Aulas de Vida com a Ônibas
Variadas
Publicado em 01/06/2022

Alunos do 2º e 3º anos da Escola Estadual Leopolda Barnewit participaram ontem (31) à tarde da estreia do projeto-piloto Aulas de Vida da Escola Pública de Trânsito do DetranRS. A escola da Cidade Baixa, em Porto Alegre, é a primeira das cinco selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação para experimentar a atividade, que conta com teatro, música, contação de história, conversa, reflexão, lanche e um passeio na famosa Ônibas. As próximas escolas a participarem serão as EEEF Açorianos, Aurélio Reis, Mané Garrincha e Profa. Marieta da Cunha Silva.

A atividade começou no ginásio da Leopolda, localizada na Rua João Alfredo, onde também funcionará futuramente a sede física da Escola Pública de Trânsito do DetranRS. Após as boas-vindas, uma contação de histórias em forma de teatro baseada no livro As caixas que andam, de Jandira Massur, sensibiliza as crianças para o convívio no trânsito, ampliando o conceito para além dos veículos motorizados e contemplando todas as formas de deslocamento e os papéis que desempenham no trânsito como pedestres, ciclistas, skatistas, passageiros etc. A primeira parte da atividade finaliza com uma cantiga de roda para trabalhar a travessia das crianças na faixa de pedestres e o protagonismo das pessoas sobre os veículos no trânsito.

As pedagogas da Escola então preparam as crianças para o passeio na Ônibas, explicando, inclusive, porque o veículo é tratado no feminino. A Ônibas está caracterizada de mulher, representando o feminino no trânsito, já que as mulheres são exemplos de cuidado no trânsito: cometem menos infrações e se envolvem muito menos em acidentes que os homens.

Definidas as regras de convivência no passeio e as medidas de segurança para passageiros de ônibus (manter-se sentados, com cinto, sem colocar o corpo ou braços para fora da janela), inicia-se a atividade de observação da cidade. A ônibas é uma verdadeira sala de aula móvel e as pedagogas transformam as janelas de vidro em telas, onde os alunos podem visualizar cenas reais do trânsito local e receber a Aula de Vida.

No roteiro, a Rodoviária de Porto Alegre, a Orla do Guaíba, passando pelo Gasômetro até o Beira Rio e retorno pela Praia de Belas até a escola. São observados os aspectos da cidade, como semáforo, faixa de pedestres, uso da calçada, uso das vias por veículos e pessoas, a questão das bicicletas, skates, entre outros elementos.

No retorno, depois de um lanche, uma roda de conversa convida as crianças a relacionarem os elementos observados no passeio com os assuntos trazidos pelo livro na contação de histórias e com suas próprias experiências de vida.

Essa primeira atividade contou com a participação de 39 crianças entre oito e nove anos de idade. O piloto do projeto Aulas de Vida faz parte das atividades do DetranRS na comemoração dos seus 25 anos, comemorados no mês de julho.

Assessoria de Comunicação

DetranRS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!