Alunos do 2º e 3º anos da Escola Estadual Leopolda Barnewit participaram ontem (31) à tarde da estreia do projeto-piloto Aulas de Vida da Escola Pública de Trânsito do DetranRS. A escola da Cidade Baixa, em Porto Alegre, é a primeira das cinco selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação para experimentar a atividade, que conta com teatro, música, contação de história, conversa, reflexão, lanche e um passeio na famosa Ônibas. As próximas escolas a participarem serão as EEEF Açorianos, Aurélio Reis, Mané Garrincha e Profa. Marieta da Cunha Silva.
A atividade começou no ginásio da Leopolda, localizada na Rua João Alfredo, onde também funcionará futuramente a sede física da Escola Pública de Trânsito do DetranRS. Após as boas-vindas, uma contação de histórias em forma de teatro baseada no livro As caixas que andam, de Jandira Massur, sensibiliza as crianças para o convívio no trânsito, ampliando o conceito para além dos veículos motorizados e contemplando todas as formas de deslocamento e os papéis que desempenham no trânsito como pedestres, ciclistas, skatistas, passageiros etc. A primeira parte da atividade finaliza com uma cantiga de roda para trabalhar a travessia das crianças na faixa de pedestres e o protagonismo das pessoas sobre os veículos no trânsito.
As pedagogas da Escola então preparam as crianças para o passeio na Ônibas, explicando, inclusive, porque o veículo é tratado no feminino. A Ônibas está caracterizada de mulher, representando o feminino no trânsito, já que as mulheres são exemplos de cuidado no trânsito: cometem menos infrações e se envolvem muito menos em acidentes que os homens.
Definidas as regras de convivência no passeio e as medidas de segurança para passageiros de ônibus (manter-se sentados, com cinto, sem colocar o corpo ou braços para fora da janela), inicia-se a atividade de observação da cidade. A ônibas é uma verdadeira sala de aula móvel e as pedagogas transformam as janelas de vidro em telas, onde os alunos podem visualizar cenas reais do trânsito local e receber a Aula de Vida.
No roteiro, a Rodoviária de Porto Alegre, a Orla do Guaíba, passando pelo Gasômetro até o Beira Rio e retorno pela Praia de Belas até a escola. São observados os aspectos da cidade, como semáforo, faixa de pedestres, uso da calçada, uso das vias por veículos e pessoas, a questão das bicicletas, skates, entre outros elementos.
No retorno, depois de um lanche, uma roda de conversa convida as crianças a relacionarem os elementos observados no passeio com os assuntos trazidos pelo livro na contação de histórias e com suas próprias experiências de vida.
Essa primeira atividade contou com a participação de 39 crianças entre oito e nove anos de idade. O piloto do projeto Aulas de Vida faz parte das atividades do DetranRS na comemoração dos seus 25 anos, comemorados no mês de julho.
Assessoria de Comunicação
DetranRS