Por cerca de três horas, uma comissão formada por agentes de endemias e agentes comunitários de Saúde estiveram reunidos com a titular da Secretaria da Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco, na segunda-feira (13) à tarde. A comissão apresentou uma pauta com reivindicações das duas categorias, entre elas, um esclarecimento sobre o piso para os agentes de Saúde. Essa discussão já ocorreu na Câmara de Vereadores e aguarda regulamentação do repasse feito pelo Ministério da Saúde.
Durante a reunião, a secretária informou, também, que a Secretaria da Administração confirmou o pagamento do percentual de insalubridade retroativo para agentes de comunitários de Saúde e agentes de combate a endemias, a ser efetuado na próxima folha de pagamento, no último dia útil deste mês. O pagamento dessa retroatividade, que é referente ao período do ingresso do servidor até novembro de 2019, constava na pauta dos agentes de endemias.
MATERIAIS
Entre outras reivindicações, os agentes solicitaram apoio da Secretaria da Saúde para qualificar os materiais utilizados pelas duas categorias, como por exemplo coletes, calças e botas, além de computadores para atividades internas (neste caso para quem atua nas UBSs). A secretária confirmou que, em relação aos uniformes, o processo licitatório chegou à fase final, restando ser concluído o levantamento no que se refere aos tamanhos dos materiais a serem adquiridos. Quando isso for concluído, os materiais serão entregues.
Sobre computadores, já há uma distribuição de novos equipamentos às unidades básicas de Saúde, a fim de contribuir com a qualidade dos serviços realizados por quem atua nestes locais. São 74 equipamentos adquiridos via emenda parlamentar.
__________________________
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Rio Grande