Vacinação contra a Covid-19 tem forte procura nesta segunda em Rio Grande
21/06/2022 15:17 em Variadas

 

A procura por doses de vacinas contra a Covid-19 foi grande, nesta segunda-feira (20). No Posto IV (Canalete), por exemplo, diversas pessoas aguardavam na fila para serem vacinadas.

Para a quarta dose para pessoas acima de 50 anos, a Secretaria da Saúde recebeu as vacinas da AstraZeneca e Janssen. A previsão em Rio Grande é de que as unidades não estejam abastecidas com a Pfizer pediátrica, pois não houve nova remessa por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda-feira.

“Fizemos o pedido há dias e, normalmente, não sabemos com muita antecedência quando vai chegar. Geralmente, é de um dia para o outro, pois o Governo do Estado depende, também, de ser abastecido. Algumas vacinas têm pouco prazo de validade, por isso não podemos ter um grande estoque”, esclarece a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria Risso.

TROCA DE VACINA

A vacina indicada para adultos que procuram as doses três e quatro, ambas de reforço, é a que proporciona a intercambialidade, ou seja, a troca por outros tipos de imunizante, a fim de estimular o sistema imunológico. A exceção são os adolescentes que só podem receber Pfizer ou CoronaVac.

Quando a pessoa chega na unidade de Saúde em busca da vacina, Valéria explica que não há a indicação das equipes por um ou outro imunizante. “Há uma conversa com a pessoa sobre qual a melhor opção de vacina naquele momento, conforme a disponibilidade, inclusive para quem possui algum documento médico orientando para um determinado tipo de vacina”. Neste caso, a unidade de Saúde avaliará a situação ou encaminhará para análise da Secretaria Estadual de Saúde.

“As unidades estão instruídas a informar qual vacina está disponível naquele momento e serão aplicadas conforme cada caso”, frisa.

VACINÔMETRO

A Secretaria da Saúde divulgou o boletim vacinômetro, que mostra como está a vacinação no município. Com a terceira dose, são 113.963 pessoas e outras 23.390 já foram imunizadas com a quarta dose.

A Secretaria reforça o chamamento para que as pessoas completem o esquema vacinal. O objetivo é fazer com que a grande maioria da população esteja imunizada para frear a circulação do vírus, a contaminação das pessoas e as internações hospitalares.

____________________________

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Rio Grande 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!