Trabalhar temas como pertencimento e combate ao bullying é o objetivo do projeto pedagógico Promotores da Paz. A iniciativa da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança é realizada através da Guarda Municipal e conta com a parceria da Secretaria da Educação.
O projeto consiste na realização de aulas e outras atividades pedagógicas que tratam de assuntos como civismo, cidadania, inclusão social, combate às drogas, dicas de segurança pessoal. A meta é reforçar e despertar nos alunos a consciência sobre suas virtudes e atitudes, além do conhecimento sobre seus direitos e deveres como cidadãos.
As atividades do projeto foram retomadas no mês de junho e em um primeiro momento, estão sendo realizadas com alunos do 6º ano do ensino fundamental das escolas municipais.
A escolha das escolas se dá por analise da localidade e necessidades das escolas em consonância com a proposta. Em cada turma são realizados quatro encontros semanais com rodas de conversas, palestras e atividades lúdicas para que as crianças absorvam o conhecimento de maneira facilitada.
De acordo com a guarda Renata Cosme, coordenadora do projeto, criar um ambiente de paz e respeito dentro das escolas é a base para que no futuro esses valores sejam colocados em prática na vida pessoal, no trabalho e na família. “Nosso trabalho é não somente a melhorar o ambiente escolar, mas também estabelecer e dar suporte para um bom convívio dessas crianças em sociedade”, diz.
Atualmente o projeto realiza suas atividades nas escolas municipais São Miguel e Cipriano Porto Alegre, com agenda marcada para atender mais três escolas nos próximos meses.
Os “promotores da paz” se tornam multiplicadores dos valores e conhecimentos adquiridos durante o projeto. Ao final do ano todos os alunos que participaram do projeto receberão um certificado.
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Rio Grande