Chega a 74 o número de focos do mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – encontrados em Rio Grande. O total de notificações por suspeita de dengue é de 26 e o resultado das amostras enviadas para o Laboratório Central em Porto Alegre permanece em quatro, sendo duas positivas para dengue (ambos de pacientes que viajaram para áreas endêmicas) e dois resultados negativos.
Em busca de novos focos, essa semana a Vigilância Ambiental em Saúde começa a realizar o terceiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano. A atividade começou nesta segunda-feira (4) pela manhã e deve ser concluída em uma semana, mas pode ser suspensa em função do mau tempo.
Para desenvolver o LIRAa, agentes de endemias devem visitar 20% dos imóveis do município na procura por larvas do mosquito aedes aegypti em possíveis criadouros. Toda a cidade estará incluída nesse levantamento, que será realizado, inclusive, no sábado.
IDENTIFICAÇÃO
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Márcia Pons faz um apelo à população: “Solicitamos que a população seja receptiva à visita dos agentes, pois considerando o número de focos do aedes já encontrados, nos últimos meses, precisamos da colaboração de todos para desenvolvermos nossas ações na prevenção e controle”.
Os agentes de combate às endemias estão devidamente identificados com uniformes da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá com suas informações profissionais. Devido ao enfrentamento da pandemia Covid-19, os agentes farão o trabalho obedecendo aos protocolos como o uso de máscara e equipamentos de proteção individual.
Em caso de dúvidas quanto à presença dos agentes, entre em contato com a Vigilância Ambiental, das 8h às 17h, para confirmar os dados dos servidores, pelo telefone 3233-7289.
ASSESSORIA PREF RG