A prefeita Paula Mascarenhas e o diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, receberam, nesta segunda-feira, nas dependências da Casa de espetáculos, os promotores de Justiça, Jaime Chatckin e José Alexandre Zachia Alan. A visita foi para apresentar o andamento das obras de restauro aos representantes do Ministério Público.
A chefe do Executivo detalhou as fases de restauro, destacando as novas aquisições e melhorias propostas para os diferentes espaços do teatro, salientando a importância da presença dos promotores no local. "Isso mostra o interesse do Ministério Público pela proteção patrimonial. Em uma cidade que é patrimônio cultural brasileiro, sentimos um respaldo desse órgão de controle que tem a missão de proteger os interesses da sociedade, e no caso de Pelotas, a proteção patrimonial é um dos maiores interesses", pontuou Paula.
Ao percorrer todos os espaços do Theatro, como palco, plateia, foyer, camarotes e camarins, os promotores puderam entender como se deu cada etapa do processo de restauração. "Um grande trabalho do Município para devolver esse equipamento urbano maravilhoso ao uso da população, essa realização já se avizinha e a gente fica muito satisfeito de poder testemunhar e, eventualmente, contribuir para que isso ocorra", avaliou o primeiro promotor da Promotoria de Justiça Especializada da Comarca de Pelotas, José Alexandre Zachia Alan.
Para o promotor de Justiça Cível de Pelotas, Jaime Chatkin, foi uma grata surpresa encontrar o teatro no atual estágio de finalização dos ajustes para reabertura. "A impressão é a melhor possível, o teatro já está restaurado, faltando poucos ajustes. É um patrimônio de muito valor histórico e cultural por ser o teatro mais antigo do sul do Brasil em funcionamento, e estar entre os quatro teatros mais antigos do país. É emocionante ver o Sete de abril sendo reerguido", relatou Chatkin.
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Pelotas