Equipe de robótica recebe homenagens da comunidade de Rio Grande
Variadas
Publicado em 29/07/2022

Foi com carreata e homenagem oficial que a comunidade do Rio Grande demonstrou seu orgulho pela conquista da equipe de robótica da Furg, que ficou em 3° lugar no Campeonato Mundial de Robótica, disputado na Tailândia.

As demonstrações de carinho começaram antes da abertura do lançamento do projeto “Rio Grande  – Cidade Inovadora” no Cidec/Sul na Furg. O time FBOT e DoRIS (do inglês, Domestic Robotic Intelligent System, ou Sistema Inteligente Robótico Doméstico), foram aplaudidos de pé pelo público que lotou o auditório.

No palco, ao lado do robô, Igor Pardo Maurell; Jardel dos Santos Dyonisio; João Francisco de Souza Santos Lemos e Pedro Lima Corçaque, que estiveram na Ásia para a competição, foram presenteados pelo prefeito com uma placa de homenagem, representando as mais de 50 pessoas envolvidas com a equipe de robótica da Furg.

DESFILE PELA CIDADE

Na sequência, a comemoração ganhou as ruas, em uma carreata com muitos participantes e que levou os agora heróis rio-grandinos para receberem um pouco do carinho da comunidade.

Para a equipe, a repercussão e a torcida da cidade foram um combustível a mais para alcançar um resultado até então inesperado.

“Conforme foi acontecendo a competição, nós fomos publicando e acompanhando as redes. As pessoas foram se motivando e a gente foi se motivando junto. Ficamos muito felizes com a repercussão, e vimos que a universidade e a cidade também estavam felizes por nossa conquista. A gente nem sabia, mas era isso que a gente queria criar. O 3º lugar nem é o mais importante, mas sim o movimento que se criou, as pessoas que gostaram e se sentiram representadas. Isso deixou nos deixou muito feliz, não só pela conquista, mas por todo o movimento que foi gerado a partir disso”, comentou Igor Maurell.

O prefeito Fábio Branco destacou como a prática e a conquista da universidade servirão de exemplo para novas iniciativas no futuro.

“São esses exemplos positivos que precisamos atualmente, que tragam esse orgulho da Universidade, da cidade que nós temos e dessa gurizada. Por isso que eu digo que vale a pena apostar no futuro, porque o nosso futuro é muito promissor. Vale a pena se esforçar um pouquinho, com ou pouco de trabalho de cada um, a gente vai ter coisas concretas e tudo que plantarmos nós vamos colher”,  afirma.

Para o reitor Danilo Giroldo, o desempenho traz um grande orgulho para a Furg e simboliza a excelência no ensino que a instituição vem construindo no campo da tecnologia e de tantos outros, além de valorizar todas as pessoas que trabalham para possibilitar uma conquista como essa. “São estudantes brilhantes, como muitos que nós temos na nossa universidade. A sociedade que compreende o papel da universidade, compreende o papel do estudante universitário, que é um ativo fundamental para o desenvolvimento de qualquer pais. Em Rio Grande, assim como no Brasil, nós temos esse ativo. Então precisamos  cada vez mais valorizar, incentivar, criar condições para que as iniciativas aflorem, porque há muitos estudantes com esse potencial e a universidade deseja muito isso”, diz.

Além de terem representado a cidade na Tailândia, de acordo com o professor Rodrigo Guerra, que trabalha diretamente junto com eles, a equipe se diferencia pela dedicação e organização, que é toda feita pelos alunos.

“ Em alguns esportes se tem vantagem por ter um equipamento muito bom. E na robótica, por incrível que pareça, não fez tanta diferença. Isso porque a equipe vem de uma construção de longos anos e mostra que estamos no caminho certo. O mérito é todo da equipe, que superou outras universidades que têm melhores equipamentos e mais recursos. A Furg já é uma referência nacional na área há muito tempo. Quem é de fora do setor da tecnologia agora começa a perceber isso, pois estamos deixando marcas pelo mundo”, conta.

Após as homenagens, a equipe não escondeu a emoção pelo reconhecimento. “A gente gosta mesmo de fazer isso, mas receber o reconhecimento é muito gratificante. Com certeza a gente vai trabalhar ainda mais para poder buscar melhores posições no futuro, e representar mais uma vez a cidade e a universidade”, diz Maurell.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!