Na tarde desta quinta-feira (28), no Teatro Municipal do Rio Grande, realizou-se o Seminário “O Setor Cultural como Motriz de uma Cidade Criativa”, com a palestra presencial dos professores Dr. Felipe Caldas e Dra professora Viviani Kwecko, coordenadores do Projeto Píer 21, além da explanação virtual do pesquisador e analista em ciência política do Departamento de Economia e Estatística (DEE), da Secretaria de Planejamento Governança e Gestão e Doutor em Ciência Política pela UFRGS, Tarson Núnez.
O objetivo do simpósio é promover o reconhecimento do setor cultural e de seus agentes como um dos eixos centrais para o desenvolvimento econômico, social e simbólico da cidade do Rio Grande na perspectiva de uma economia criativa e emergente. Na ocasião, o prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, foi representado pelo secretário da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SCEL) do município, Luis Henrique Drevnovicz. Já o reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo, esteve representado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado. Também estiveram presentes representantes de departamentos da FURG, membros da SCEL e do Conselho Municipal de Política Cultural, além de empresas apoiadoras, entre outros convidados.
O evento foi dividido em dois momentos: no primeiro, o professor Dr. Felipe Caldas apresentou o estudo: “Cartografia do Setor Cultural do Município do Rio Grande: Lei Aldir Blanc 2020/21”, realizado pelo Projeto Píer 21, coordenado pelo docente junto à professora Dra. Viviani Kwecko).
No segundo, o coordenador do programa de pesquisa em Economia Criativa do DEE e assessor dos programas RS Criativo, da Secretaria da Cultura e do programa INOVA RS, da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia, Tarson Núnez, apresentou, de forma virtual, uma análise detalhada sobre os benefícios gerados pela Economia Criativa no Estado do Rio Grande do Sul.
Já na tarde de sexta-feira (29), o grafiteiro e designer, especialista em Design de Interação entre pessoas, Dreyson Queiróz, ministrará uma oficina de formação intitulada: “Reconhecendo presenças e traçando perspectivas para o setor cultural em Rio Grande”, que visa estabelecer ações estratégicas de desenvolvimento econômico, social e simbólico para os agentes convidados, no Parque Científico e Tecnológico – OCEANTEC (FURG).
A realização é da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, através do Projeto Píer 21, com apoio da Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEXC), Direção de Arte e Cultura (DAC), Instituto de Letras e Artes (ILA), Oceantec (PROITI), SICREDI, Nova Rheingantz e Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SCEL).
Assessoria PMRG