Programa de Educação Fiscal será realizado em escolas municipais
10/08/2022 17:01 em Variadas

O Grupo Municipal de Educação Fiscal realizou na tarde da última terça-feira (9) um evento de sensibilização para educação fiscal nas escolas do município. A reunião aconteceu na Escola Viva com a presença de nove professoras de escolas de turno integral, coordenadoras da SMED e coordenadora do Núcleo de Temas Transversais e Fiscais da Secretaria de Fazenda. 

O projeto foi apresentado com a intenção de trabalhar questões relativas à função social dos tributos, espécies de tributos, competência tributária, formas de rastreio e controle social dos gastos públicos, sonegação, corrupção, principais problemas da tributação no Brasil. A inclusão destes temas contemplará o currículo de alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. 

 O objetivo é que os professores apresentem tais assuntos e problemáticas aos alunos para que eles despertem o interesse de conhecer mais a fundo. Além disso, para que os alunos compreendam que são parte de uma sociedade e que devem exercer de forma concreta sua cidadania fiscal. 

“A educação fiscal é muito importante e exigida dentro das escolas por lei. Vai muito além de conhecer os tributos e saber que temos a obrigação de pagar, o que precisa ser ensinado é o porquê de cada processo”, diz Simone Lima, Auditor Fiscal e componente do Grupo Municipal.  

 

GINCANA DA EDUCAÇÃO FISCAL  

Juntamente com a SMED, o Grupo de Educação Fiscal irá promover uma gincana para escolas de tempo integral. O objetivo é fomentar ações sobre educação fiscal, buscando ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o tema com ações lúdicas e que promovam a autonomia dos estudantes.  

A gincana é composta por cinco tarefas, cada uma somando 100 pontos. Ao final da ação, todas as escolas que completarem 500 pontos serão premiadas com uma TV SMART 43 polegadas em uma cerimônia de encerramento realizada no mês de outubro.  

A escola interessada em participar da gincana poderá realizar a inscrição através deste link https://forms.gle/3qQDokPDTiUYXb4S8, do dia 8 até o dia 12 de agosto.  

Assessoria de Comunicação - PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!