Aos 18 anos, Nathanyélle Campelo se prepara para enfrentar o Enem em busca de uma vaga no curso de Administração de Empresas. Apesar da dificuldade do concurso, demonstra confiança, principalmente para enfrentar a prova de Matemática e suas Tecnologias (peso 1). Afinal há três anos foi uma das vencedoras da 3ª edição da Olimpíada Municipal de Matemática das Escolas do Rio Grande (OMMERG/2019) e, de lá para cá, não abandonou mais o gosto pelos cálculos.
“Sempre gostei de exatas e a matemática é minha matéria favorita. Nunca imaginei que fosse receber uma medalha e fiquei muito feliz, principalmente pela animação dos meus pais”, diz a estudante que na época cursava o 9° ano, na escola Maria Angélica Campello localizada no Taim.
A história escrita por Nathanyélle em 2019 está prestes a se repetir, pois foram mais de 3 mil alunos inscritos para a 4ª Olímpiada Municipal de Matemática, que novamente vai reunir estudantes do 4° ao 9° ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os participantes serão divididos em três grupo de acordo com o grau de escolaridade e no dia 18 de outubro farão a prova com questões objetivas e discursivas, diferenciadas por Grupo (1,2 e 3). O teste terá duração de 2h30min e será realizado em cada escola inscrita. A aplicação e correção será feita pelos próprios professores destas escolas.
“A Olimpíada movimenta os saberes e conhecimentos dos estudantes e tem por objetivo descobrir novos talentos e reconhecer o trabalho desenvolvido nas Escolas Municipais do Rio Grande”, afirma a professora Leila Mello, Assessora de Matemática dos Anos Finais da Secretaria de Educação.
OS GRUPOS
Para a realização das provas os estudantes são divididos em grupos, sendo o Grupo 1 com alunos matriculados do 4° ao 5° ano do Ensino Fundamental ou da 3° e 4° etapa do I bloco da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Grupo 2 ficam os estudantes do 6° ao 7° ano do Ensino Fundamental ou da 1° e 2° etapa do II bloco do EJA. Já no Grupo 3 estão os matriculados no 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e na 3° e 4° etapa do II Bloco do EJA.
PREMIAÇÃO DA OLIMPÍADA
Cada escola premiará os três alunos que obtiverem as melhores notas em cada grupo e eles receberão medalhas de ouro, prata e bronze. “Entregar medalhas na premiação vem como forma de reconhecimento ao esforço de todos os envolvidos, visando sempre a aprendizagem e a colaboração desses estudantes”, explica Leila.
Assessoria de Comunicação - PMRG