A Secretaria e o Conselho Municipal da Saúde do Rio Grande têm realizado reuniões conjuntas em vários bairros do município, a fim de retomar o trabalho desenvolvido pelos conselhos locais da Saúde, muitos dos quais foram interrompidos devido à pandemia da Covid-19. Além da retomada, os dois órgãos trabalham com a ideia de ampliar os conselhos para os bairros onde eles ainda não foram implantados. O papel dos conselhos tem sido relatar como está o atendimento em Saúde prestado pelas unidades básicas em cada localidade e as situações em que os serviços podem ser melhorados.
Na última quarta-feira (17), duas reuniões ocorreram, uma na Ilha da Torotama e outra na comunidade Santa Rosa, onde a secretária Zelionara Branco participou da discussão juntamente com integrantes do Conselho Municipal. Na Santa Rosa, o conselho local é um dos que está sendo reativado. Em setembro, novas reuniões com essas duas comunidades foram programadas para avaliar o andamento do que foi encaminhado nos encontros desta semana. Dia 14, a reunião será de retorno à Ilha da Torotama e dia 26, na Santa Rosa. Atualmente, existem conselhos constituídos nas localidades da Torotama, Santa Rosa, Caic, São Miguel 2, PPV, BGB 1, Barra, Santa Tereza, Querência, Bernadeth e Marluz.
DEMANDAS As demandas apresentadas nas reuniões são as mais variadas. Muitos conselheiros apresentam sugestões como a ampliação na infraestrutura de algumas unidades e no atendimento de programas oferecidos, como o Vida Ativa, além de mais profissionais nos postos de Saúde. A Secretaria tem buscado atender todas as demandas, tanto que, recentemente, supriu a carência de médicos que existia em algumas unidades, desde o começo desta gestão. Hoje, todo o posto de Saúde tem um médico para atender à comunidade e a proposta é ampliar o número destes profissionais nas localidades que apresentarem maior procura por atendimento médico.