Defesa Civil simula incêndio no Shopping
Variadas
Publicado em 22/08/2022

Uma simulação de incêndio na parte interna do Praça Rio Grande Shopping encerrou o seminário da Defesa Civil municipal. A encenação teve como objetivo avaliar os métodos de atuação dos servidores e colocar em prática o que foi aprendido nas palestras. A ação aconteceu na manhã de domingo e contou com a participação de atores e efeitos especiais para tornar a situação o mais real possível.

A situação escolhida um incêndio no shopping e o exercício seguiu o modelo de ‘simulado de mesa’ no qual situações imprevistas são realizadas ao longo do treinamento, como a invasão de populares, o desmaio de um curioso e uma pessoa que sofreu convulsões.

“No simulado, desenvolvemos um treinamento do método START (sigla em inglês para Triagem Simples e Tratamento Rápido) utilizado em emergências com múltiplas vítimas. Dentro desta metodologia, o importante é fazer a triagem dessas vítimas juntamente com o SAMU, com os bombeiros e voluntários. A qualificação dos agentes para este tipo de trabalho, é feita através da prática do que foi apresentado pelos palestrantes”, diz o secretário-executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel.

A ação durou aproximadamente 1h e contou com a participação de atores – que encenaram os papeis de vítimas –, equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil e socorristas voluntários. “Este processo, capacitou não só os servidores dos órgãos públicos, mas também os seguranças do Shopping em como agir perante um cenário de emergência como este”, afirma Montiel.

IMPRESSÕES

Durante o seminário o tenente-coronel Márcio Facin, coordenador regional da Defesa Civil, palestrou sobre o “Sistema de Defesa Civil e o seu Fortalecimento Junto aos Municípios”. Para ele o evento capacitou muito bem agentes de segurança pública do município e de outras regiões. “Estas atividades integram as equipes e oportunizam a troca de ideias entre os profissionais para aprimoração dos serviços. Vejo esse seminário como algo de muito valor para a comunidade, visto que promove a capacitação dos servidores através de um trabalho em conjunto”, diz.

Convidado para o evento, o comandante regional da Defesa Civil do Vale do Taquari, tenente-coronel Everton Dias também elogiou a iniciativa e o preparo das equipes locais. “Rio Grande é referência no estado. Pouquíssimas cidades tem uma proposta de prevenção, mitigação e preparação antes dos desastres, logo a cidade está de parabéns por pela compreensão dos riscos e pelo forte investimento na defesa da população”.

Assessoria - PMRG

Comentários